Saiba mais sobre o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), e como ele é um fator decisivo e importante para o futuro de todos os brasileiros!
Todos sabemos que o mundo está passando por dificuldades, e nós podemos perceber o tempo todo: o buraco na camada de ozônio, o derretimento das geleiras polares, a mudança nos comportamentos climáticos, a caça ilegal de animais, inclusive os ameaçados de extinção… Infelizmente, o que não nos falta são exemplos de como a falta de comprometimento da humanidade com a natureza reflete diretamente no lugar onde vivemos.
E não é preciso ir até as geleiras do Continente Antártico, pois, também, somos causa e passamos por nossas próprias cenas de apocalipse: os rompimentos nas barragens de Brumadinho e Mariana, ambas regiões de Minas Gerais, sendo essa última considerada a pior tragédia ambiental da história brasileira, os incêndios que assolaram a Floresta Amazônica, iniciados no famoso Dia do Fogo e, chegando em um dos mais recentes, o óleo que atingiu as belas praias nordestinas e que, não satisfeito, está rapidamente se espalhando pelo restante da costa brasileira, chegando no Rio de Janeiro em novembro de 2019, e sem previsão para cessar a expansão.
São muitas as atitudes humanas que abalam seriamente o nosso planeta e, por este motivo, nós temos que harmonizar o progresso e o bom convívio entre a natureza e a humanidade. Dessa maneira, para que existam medidas a serem cumpridas, e manter a Terra à salvo, que o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) existe, e é dele que iremos falar hoje, sobre como a sua atuação na sociedade brasileira é essencial para com que o nosso “país tropical e abençoado por Deus” continue sendo bonito por natureza.
O que é o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente?
O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é um órgão colegiado formado por membros representantes do governo federal, estadual e municipal, e também participam empresários, componentes de ONGs e, até mesmo, civis. Sua função é prestar consultoria, ou seja, dar conselhos de forma deliberativa e consultiva, para que o Governo possa ponderar e tomar atitude sobre os assuntos que englobam a preservação e o cuidado com o meio ambiente.
É interessante salientar que ele também auxilia na determinação de penalidades para infratores de leis ambientais, atividades poluidoras – ou até as em potencial -, o uso consciente de recursos naturais e o controle de produtos poluentes de veículos automotores, aeronaves e embarcações.
Sua atuação também se estende pela vigilância e fiscalização de postos de gasolina, pois se enquadram na categoria de empresas com ações potencialmente poluidoras.
Qual o objetivo do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente)?
O principal objetivo do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é, como dito anteriormente, aconselhar o Governo brasileiro a tomar as melhores decisões que incidem sobre a nossa natureza, incluindo os nossos recursos hídricos.
Ou, de uma forma mais simples, ele é que elabora as melhores estratégias e métodos de exploração e preservação da natureza, para que o poder executivo aprovar e colocar essas medidas em prática. Assim, todos os nossos diversos recursos naturais, fauna e flora estão em boas mãos, e serão mantidos e cultivados para que as próximas gerações cantem junto às nossas aves, que só gorjeiam assim aqui.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e deixe seu comentário abaixo! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.