Saiba mais sobre o LMC (livro de movimentação de combustíveis) e como ele funciona para garantir que o futuro do seu posto de gasolina seja uma explosão de sucessos!
Nossa, quanta papelada existe na mesa de um empreendedor: desde o início do processo de abertura da empresa até o dia a dia de suas atuações, os documentos a serem preenchidos, divulgados e/ou declarados ao Governos não são poucos, muito pelo contrário, você vive em uma eterna cena de filme na qual o líder de um negócio vive soterrado de pilhas intermináveis de papel.
E não é para menos, de fato, são muitas licenças, autorizações e declarações a se fazer. Mas para seguir lucrando, é necessário que as documentações estejam em dia e que as práticas sejam otimizadas ao máximo.
E a automação é uma das formas que você encontrou para diminuir a montanha de papel que só crescia na sua frente. E, realmente, é incrível o trabalho que é potencializado com a ajuda de aplicativos e sistemas que simplificam os processos e potencializam ao máximo o seu desempenho, deixando tempo livre para aplicar em uma melhor gestão ou apenas em tempo livre.
Porém, alguns processos ainda precisam ser feitos por você e, como a opção de fazer aviõezinhos de papel não é viável, vamos simplificar a sua vida explicando o que é o LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis) e como ele funciona. Já pode respirar aliviado, pois, pode considerá-lo como uma preocupação a menos para pesquisar na sua ferramenta de busca!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis)?
O LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis) é um registro que deve ser efetuado diariamente sobre as relações efetuadas sobre as entradas e as saídas de qualquer tipo de combustível que o seu posto de gasolina disponibilizar
Ou seja, é um documento obrigatório e diário sobre os recebimentos e vendas de combustíveis do seu negócio. Nele deve constar o restante do estoque ao final do expediente, para que, assim, possa haver uma correta arrecadação de impostos sobre todos esses dados.
Como funciona o LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis)?
Para que você utilize o LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis) e faça a compilação de dados da forma certa, viemos apresentar algumas dicas para deixar todos os aspectos dessa elaboração mais simples.
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Todos os dados em um lugar só!
Lembre-se que as informações sobre todos os tipos de combustíveis devem ser expostas em um único livro mensal, o qual deve ser identificado e numerado de acordo com o livro anterior, seguindo uma ordem cronológica.
Medições dos tanques!
Meça a quantidade de combustível em cada bomba antes de abrir o posto e constate o valor no livro. Faça uma comparação com a quantidade que sobrou do dia anterior para saber se houve perda ou ganho.
Compare com as notas fiscais emitidas!
Faça uma comparação dos encerrantes de cada bomba de fornecimento com os registros dos encerrantes em suas notas fiscais de cada dia.
Fique atento às datas!
Não se esqueça: todos os registros devem ser feitos no mesmo dia em que as movimentações foram executadas e as notas emitidas.
Gostou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe a informação com os amigos! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!
QUERO ALCANÇAR O SUCESSO!