Entenda mais sobre o que é um contrato de compra e venda mercantil e qual é a importância dele para a sua empresa!
Ufa, mais um ano se encerra e damos as boas-vindas ao que começa. Tudo tem um astral novo e os recomeços parecem que cada vez mais batem à nossa porta para trazer boas notícias e surpresas.
E assim como esse novo ciclo, muitas promessas de novidades se estabelecem nessa época, e todos sentimos que renovar é a palavra da vez. Cada um faz do jeito que mais lhe caber ou achar conveniente, desde novas metas para o período novo ser diferente do que se encerrou, até novas aquisições para o bem pessoal, do lar e dos negócios, é claro.
O tempo das compras nunca se cessa, desde as despesas para o Natal – inclusive os presentes -, até a infinidade de ovos de chocolate na Páscoa, as aquisições por vias monetárias são o que realmente movem a economia e as pessoas, desde seus grandes aos pequenos eventos mensais e anuais.
Agora, para você, empreendedor, o que mais importa no processo de obtenção de artigos? Tudo o que rodeia esse processo pode ser nebuloso, mas não se preocupe, estamos aqui justamente para sanar suas dúvidas!
E, se você quiser passar um ano novo tranquilo e despreocupado, viemos trazer informações sobre o contrato de compra e venda mercantil para que, com um novo período iniciando, as preocupações com as burocracias sem fim sejam deixadas para trás e duas forças se concentrem em concretizar todas as suas promessas para 2020!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é um contrato de compra e venda mercantil?
Um contrato de compra e venda mercantil é um acordo realizado através do consenso entre duas partes, sendo que qualquer uma delas podem ser representadas por mais de um indivíduo, que assumem um compromisso de troca, no qual uma das partes compromete-se a ceder a posse de algo para a outra, que por sua vez, compromete-se a oferecer um valor previamente proposto em dinheiro.
Ou seja, é um negócio realizado por uma parte que cede a propriedade de algo para outra que paga por ela. Nesse trato, são explanadas as circunstâncias e as cláusulas necessárias para resolver qualquer impasse que diga respeito à relação de compra e venda realizada entre os envolvidos.
Quais sãos os fundamentos do contrato de compra e venda mercantil?
O contrato de compra e venda mercantil não é, necessariamente, um documento, apesar de o nome remeter a um. Comprar uma coxinha na esquina faz parte desse processo e, mesmo que não se assine um documento, esse contrato é seguido. Então, vejamos quais são os pontos imprescindíveis a serem abordados nesse procedimento.
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
A Coisa
É como é referido o item que o comprador deseja adquirir, ou em outras palavras, a mercadoria em si.
O Preço
É o valor monetário que o comprador deve despender para conseguir ter posse da Coisa. Em alguns casos, o Governo pode controlar o preço da mercadoria.
As condições
São exatamente os pormenores que podem sanar casos de dúvidas de alguma das partes com sua consulta.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos as informações e deixe o seu comentário abaixo, responderemos o mais rápido possível! E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!