Com todas essas mudanças, como fica o 13º de 2020? Entenda agora!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Ferias E 13 Especialistas Explicam O Calculo Em 2020 - Abrir Empresa Simples

Férias e 13°: especialistas explicam o cálculo em 2020

Ainda está indefinido a forma exata do cálculo de férias e 13º salário com base nas remunerações em 2020, para os casos de suspensões e de reduções de jornadas previstas na Lei 14.020/2020.

Ainda está indefinido a forma exata do cálculo de férias e 13º salário com base nas remunerações em 2020, para os casos de suspensões e de reduções de jornadas previstas na Lei 14.020/2020.
O auditor fiscal do Trabalho e coordenador-geral de Governo Digital Trabalhista, João Paulo Ferreira Machado, e o juiz federal do Trabalho, Marlos Augusto Melek, explicaram o assunto e esclareceram as dúvidas do público, em uma live realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em dia 27 de outubro.
Melek pontuou os conceitos de suspensão dos contratos de trabalho e de interrupção desse acordo, a partir do que está estabelecido no Direito do Trabalho.
Sobre a interrupção, o juiz destacou que esta acontece “quando o trabalhador não labora, mas recebe salário”, explicou. “E nós teríamos alguns exemplos bem conhecidos dos contadores, que seriam, por exemplo, período de férias que o trabalhador não trabalha, mas não só recebe salário, como também recebe um adicional para entrar de férias, que é o terço constitucional. Nós temos, por exemplo, os quinze primeiros dias de afastamento quando o trabalhador está de atestado médico. Ele não trabalha, mas recebe salário”, completou.
O magistrado ainda informou em que situação acontece a suspensão do contrato de trabalho. “Quando não há trabalho, mas também não subsistem as obrigações típicas do contrato para o patrão, para o empregador. Logo, na suspensão, diferentemente da interrupção, não há trabalho e não há pagamento de salário”, finalizou.
Com base nessas linhas de pensamento e seguindo também o raciocínio de juristas da área, de desembargadores e de juízes, Melek disse que a orientação, até o momento, é fazer o cálculo do 13° de forma proporcional, para os casos de suspensão do contrato de trabalho. Nessas situações, seriam computados apenas os meses trabalhados. “Fomos uníssonos em dizer, o tempo todo, que, no cálculo do 13° salário, em face das suspensões de contrato de emprego, que foram operadas por conta da pandemia no Brasil, deveriam, sim, ser deduzidas; deveriam tirar esse avo quando ultrapassasse os 15 dias do avo do mês, para o cálculo do 13°”.
João Paulo Ferreira Machado disse concordar com o entendimento de Melek. O auditor ressaltou que, segundo o seu ponto de vista, a análise do pagamento do 13°, para aqueles que tiveram suspensão, é a situação menos controversa. “A Lei n.º 4.090, que trata do 13°, fala que, para você ter direito ao recebimento do proporcional de cada mês, tem que trabalhar, pelo menos, 15 dias naquele mês. Então, é, talvez, o entendimento mais simples das quatro opções, que são suspensão para férias e 13° e redução para férias e 13°”, concluiu.
O auditor também apresentou sua interpretação para o fato. “O entendimento sempre foi nesse sentido de que, havendo a suspensão do contrato, o 13° vai sofrer redução, a depender de quantos meses foram. Se, por exemplo, o empregado ficou quatro meses com o contrato suspenso, durante o ano, ele vai receber apenas oito doze avos ao fim do exercício de 2020”, salientou.
Fonte: Guia Trabalhista

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária e Lucro Presumido: O Que Muda para Sua Empresa

Reforma Tributária Lucro Presumido: Impactos Cruciais para Sua Empresa em 2025 Descubra como as mudanças na reforma tributária podem transformar a gestão financeira da sua empresa e otimizar o pagamento de impostos sob o regime de Lucro Presumido. A reforma tributária é um tema que gera ansiedades em muitas empresas,

NR-1: Saiba Tudo Sobre as Novas Regras Para 2025

NR-1 2025: Confira as Novas Regras e Como Preparar Sua Empresa Prepare sua empresa para as novas regras da NR-1! Confira o guia completo que preparamos para você e esclareça suas dúvidas. A saúde mental dos trabalhadores nunca foi tão discutida quanto hoje. A cada dia, cresce a conscientização sobre

Como Declarar Imposto de Renda 2025: Guia Completo e Simples

Como Declarar Imposto de Renda 2025: Guia Completo e Simples para Todos os Contribuintes Descubra passo a passo como declarar seu Imposto de Renda em 2025 de forma descomplicada e evite problemas com o Leão, garantindo sua tranquilidade fiscal. Declarar o Imposto de Renda com confiança exige mais do que

Enquadramento Tributário Para Supermercados - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Enquadramento Tributário: Reduza Custos e Aumente Lucros!

Enquadramento Tributário para Supermercados: Escolha a Melhor Opção e Reduza Custos Agora! Descubra como o enquadramento tributário adequado pode transformar a saúde financeira do seu supermercado, reduzindo custos e aumentando a competitividade no mercado! Você está pagando os impostos corretos pelo seu supermercado? Escolher o enquadramento tributário adequado para o

Reduzir Custo De Funcionários Em Supermercado - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Reduza o Custo de Funcionários no Supermercado com Qualidade

Custo de Funcionários: Estratégias Eficazes para Supermercados Reduzirem Despesas com Qualidade no Atendimento Descubra como os supermercados estão economizando nos custos de funcionários enquanto mantêm um atendimento de excelência. O custo de funcionários é um dos maiores desafios enfrentados pelos supermercadistas.  Manter uma equipe qualificada e comprometida, ao mesmo tempo

Recomendado só para você
A partir do dia 16, os pagamentos poderão ser feitos…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil