Você Tem Usado Todas As Ferramentas Ao Seu Favor Durante A Crise? Se Sim, Já Deve Estar Aplicando A Auditoria Externa, Se Não, Vai Entender O Porquê E Como Aplicar Agora!
Passar pela crise é uma prioridade, e pode ser uma realidade ao utilizar a auditoria externa ao seu favor!
Empreendedor, a gestão do seu negócio sofreu um grande impacto com a atual situação do país, não é mesmo?
A realidade é que agora é um momento em que você precisa se reinventar para garantir a existência do seu negócio no futuro.
Quando falamos em reinventar, não necessariamente nos referimos ao seu produto ou serviço, mas a forma como você está lidando com o seu negócio, desde a gestão até o cumprimento das obrigações.
Especialmente agora, utilizar as ferramentas disponíveis ao seu favor é um fator decisivo para a sua sobrevivência no mercado.
Por isso, hoje, vamos falar sobre a auditoria externa e o papel que ela desempenha nesse momento.
O que é a auditoria externa?
Ainda que não seja um termo estranho para você, é importante deixar claro de forma simples e prática do que se trata.
A auditoria externa consiste em uma análise que busca comprovar a veracidade, integridade e conformidade dos demonstrativos contábeis de uma empresa.
A finalidade é verificar se tudo está de acordo com como deve ser feito, em conformidade com as normas contábeis vigentes no Brasil.
A auditoria externa é realizada por uma equipe específica de profissionais que vão cumprir exatamente este objetivo.
Obrigatoriedade
Para grandes empresas, com receita bruta superior a R$ 300 milhões de reais por ano, é obrigatório se submeter a auditoria externa para ser feita essa averiguação, segundo a LEI Nº 11.638, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Resultados
Após ser realizada, os auditores dão um parecer sobre e empresa, podendo ser:
Parecer sem ressalva: ocorre quando tudo está em conformidade, da forma correta.
Parecer com ressalva: ocorre quando a maioria dos pontos estão em conformidade, porém, existem alguns erros e aspectos pontuais que precisam ser revistos.
Parecer adverso: esse caso é perigoso, pois, quer dizer que as informações das demonstrações contábeis não são verídicas.
Parecer com abstenção: ocorre quando o auditor não consegue chegar a uma conclusão com o que foi analisado.
Como isso pode ajudar em meio a crise?
Bom, se você está se perguntando isso, vamos esclarecer agora!
O primeiro ponto é ter claro como a auditoria externa exerce um papel importante, e é sempre importante manter suas demonstrações contábeis em dia, e é exatamente nesse ponto que a auditoria te ajuda.
Um parecer adverso indica que suas demonstrações contábeis estão erradas, incongruentes e pode gerar diversos problemas, tanto fiscais quanto na gestão da própria empresa.
O empenho para obter um parecer sem ressalva é um fator que motiva a elaboração de demonstrações contábeis de forma eficiente e correta, e essas demonstrações são extremamente úteis na crise.
Pois, são nelas que você encontra dados, números e informações para ter um panorama do seu negócio, dando base para tomadas de decisões que irão resultar na sobrevivência do seu empreendimento nesse momento turbulento.
Garanta sua conformidade!
Bom, com tudo isso, vimos a importância das demonstrações contábeis para a auditoria externa e para a gestão da sua empresa como um todo. Sendo assim, é vital garantir conformidade.
E, para isso, você pode contar conosco!
Nós dispomos de um time de especialistas que possuem a expertise e experiência necessária para realizar demonstrações corretas para seu negócio! Sendo assim, não hesite em falar conosco.