skip to Main Content

A cooperativa de produtos para o produtores rural tem se mostrado como uma oportunidade de negócio com grande potencial, e ajuda o empreendedor rural a driblar os desafios da agricultura.
As cooperativas de produtores rurais são empresas compostas por um mix de produtores rurais e pequenos agricultores, que se unem em prol de vender seus produtores, adquirir insumos e aprimorar suas próprias capacidades.
A administração desse tipo de empresa é realizada de forma democrática, onde o princípio mais evidente é a colaboração e o companheirismo dos envolvidos, além da responsabilidade social compartilhado por todos os membros da empresa, dada a importância das cooperativas na economia e no abastecimento das famílias do Brasil.

Agricultura – os desafios do setor

responsável por abastecer famílias e negócios de todo o país, também exporta certos produtos para diversos países com qualidade indiscutível.
Parte dos desafios do setor é causada por conta da alta taxa de produtos importados que estão entrando no mercado brasileiro e capturando fatias que antes pertenciam à agricultura nacional.
A cooperativa de produtores se mostra eficiente, principalmente por conta dos desafios já citados. É através dela que o produtor rural garante a compra de insumos e de matéria-prima a preços mais baixos. Para se ter uma ideia, cerca de 48% do PIB advém das atividades de cooperativas de produtores, e os números destacam a importância desse tipo de empresa para a economia como um todo.

Os desafios do pequeno produtor rural

Os pequenos agricultores sofrem ao concorrerem com os grandes produtores, que são os seus maiores concorrentes. Por isso, fica difícil vender seus produtos a preços mais baixos, já que existe um custo de produção, enquanto os grandes agricultores obtêm seu lucro pelo volume de vendas.
Escoar a produção através da Cooperativa de Produtos acaba por ser a melhor saída para esses pequenos produtores rurais.
A contabilidade se faz imprescindível para esse tipo de empresa, já que é preciso ter cuidados redobrados, a fim de não haver desperdício de produtores nem desafios na gestão administrativa, contábil, tributária e financeira do negócio.
Como a administração funciona de forma democrática, os desafios em relação às contas do negócio podem surgir a qualquer momento, e é importante saber como preveni-los e mitigar os seus impactos sobre as economias do negócio.

Se você já é parte de uma cooperativa de produtores ou deseja investir em uma, precisa considerar todos os aspectos que tangem a contabilidade, assim, seus riscos são reduzidos e sua gestão tem mais chances de sucesso.

Receba dicas espetaculares para o seu empreendimento GRATUITAMENTE!

Você só precisa dar o primeiro passo para começar.

O Amorim Contábil te ajuda a subir os outros degraus da escada
para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo
que separamos para você!

Back To Top