Saiba tudo sobre a reforma do Imposto de Renda

Saiba tudo sobre a reforma do Imposto de Renda

Entenda os impactos da reforma do Imposto de Renda

Tudo o que você precisa saber sobre a reforma do Imposto de Renda

A tributação brasileira é uma das mais complexas do mundo, gerando diversas dúvidas em muitos contribuintes, sendo uma grande preocupação dos empresários brasileiros. Por isso, desde quando foi anunciada a reforma do Imposto de Renda, muitos empresários aguardam com grande expectativa por essas mudanças. No entanto, a reforma do Imposto de Renda pode trazer impactos negativos para o caixa das empresas. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é a reforma do Imposto de Renda?

A reforma do Imposto de Renda refere-se ao Projeto de Lei de número 2.337, de 2021. Trata-se de um projeto que tem como objetivo trazer importantes mudanças na forma como, por exemplo, a maneira que esse tributo federal é calculado e recolhido por pessoas físicas e pessoas jurídicas residentes no Brasil. O projeto foi apresentado pelo Poder Executivo e teve como autoria a Câmara dos Deputados. Contudo, até o momento, o projeto encontra-se em tramitação e já possui 28 emendas em seu texto na tentativa de ser aprovado e sancionado. A expectativa dos contribuintes PJ em relação à reforma do Imposto de Renda é que ocorra a redução dos valores pagos em tributos, já que o texto propõe a redução da alíquota do IRPJ de 15% para 8%, e a redução da alíquota da CSLL de 9% para 8%. No entanto, ao analisar o texto, percebe-se que os impactos podem ser negativos. Vamos saber mais sobre eles a seguir!

Quais são os impactos negativos da reforma do Imposto de Renda?

Os pontos que podem impactar de forma extremamente negativa no caixa da sua empresa são:
  • Fim dos juros dos capitais próprios;
  • Taxação dos lucros e dividendos.
Itens que atualmente possibilitam a isenção Com a reforma, a taxação seria entre 15% e 20%. Com essas mudanças, haverá a redução dos investimentos, o que impactará de forma negativa no caixa da empresa. Além dessas mudanças, a reforma propõe a unificação do PIS e da COFINS, aumentando a taxa desses tributos de 3% para 12% para pessoas físicas, o que implicará na baixa procura por serviços. Já em relação às empresas, a taxa será de 13,42%, sendo correspondente à base de recolhimento que possui uma taxa de 31,6%. Dessa forma, além de não haver a simplificação dos tributos, o caixa das empresas, se não estiverem bem organizados e controlados, poderá sofrer graves impactos que podem levar a empresa, inclusive, à falência.

Conte com a AMORIM CONTÁBIL para ter maior economia tributária em sua empresa!

Como observamos em nosso artigo, a reforma do Imposto de Renda, apesar de trazer alguns benefícios, como a redução das alíquotas do IRPJ e da CSLL, também trará alguns prejuízos para o caixa da empresa. Dessa forma, elaborar um planejamento tributário e um planejamento financeiro efetivo e adequado à realidade e objetivos da sua empresa é uma forma de se proteger e se preparar para os possíveis prejuízos financeiros. Para isso, você pode contar conosco! Nós, da Amorim Contábil, temos a experiência e a expertise necessária para uma gestão efetiva e lucrativa da sua empresa. Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para conversarmos sobre a melhor forma de ajudar no crescimento e desenvolvimento do seu negócio. TENHA UMA CONTABILIDADE EFETIVA PARA A SUA EMPRESA!]]>

Summary
Saiba tudo sobre a reforma do Imposto de Renda
Article Name
Saiba tudo sobre a reforma do Imposto de Renda
Description
Entenda os impactos da reforma do Imposto de Renda. Leia nosso post e confira todas as informações sobre a reforma do IR.
Author
Publisher Name
Amorim Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Leia neste artigo sobre a questão financeira dos negócios, mais…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil