Saiba mais sobre como o ICMS combustível é cobrado de seu posto de combustível!
Para quem atua no Brasil, e escolheu ser um empreendedor, a situação nunca parece clarear, não é mesmo?
Com tantas mudanças e atritos políticos, o que resta aos líderes de empreendimentos é esperar pelo melhor, e ser a platéia de um cenário que não mostra soluções, apenas tensão entre as partes envolvidas.
Porém, é preciso mais do que ficar sentado olhando, sem poder dizer ou fazer nada e, por essa razão, vamos te dar a ferramenta que faltava para sua voz ganhar valor e relevância.
Então, para que o seu conhecimento sobre o ICMS combustível ganhe vigor, vamos falar sobre ele e sua cobrança, dessa forma, você poderá definir sua posição nesse cenário caótico, tornando-se mais propenso a gerar ações concretas!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o ICMS combustível?
Primeiramente, antes de falar sobre o que é o ICMS combustível, temos que separar em partes para um entendimento completo dessa taxa!
Sendo assim, o ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é uma taxação sobre o transporte do seu produto, então, mesmo que você perpasse apenas por um estado com ele, o imposto ainda lhe é aplicável, e cada gestão estatal que define o valor da alíquota a ser cobrada.
Portanto, o ICMS combustível é o imposto aplicado à logística do seu fornecimento de combustíveis, como etanol, gasolina, diesel, etc., assim, ele varia de acordo com o valor estabelecido por cada uma das 14 divisões territoriais nacionais, sendo cumulativo em relação à quantidade que o seu produto precisa percorrer para chegar até seu posto de combustível, sendo feita a diferença entre as porcentagens.
Como é feita a cobrança do ICMS combustível atualmente?
Atualmente, o ICMS combustível é feito sobre a arrecadação a partir da comercialização do produto final, ou seja, depois que o consumidor efetua a compra.
Sendo assim, ele é cobrado indiretamente, então, quando o seu cliente paga pela gasolina consumida, o ICMS combustível já está incluso.
Por exemplo, vamos supor que o consumo totalize R$50,00, todavia, a alíquota adotada pelo estado ou a diferença entre estados seja de 20%, então, basta fazer a multiplicação de ambos os elementos para conseguir o valor do ICMS combustível.
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
50 X 20% (ou 0,2) = 10 reais de ICMS combustível sob o valor de 50 reais em vendas.
Não se perca nas contas!
Como podemos ver, a situação para o empreendedor que atua na área de combustíveis é complicada, afinal, além de possuir um vínculo muito próximo com o Governo, suas cobranças não são menos rigorosas que qualquer outro empreendimento.
Sendo assim, as contas parecem vir de todos os lados e manter-se tanto organizado quanto em dia com os pagamentos acaba sendo um desafio para o gestor, afinal, estar em conformidade com essas cobranças é um fator fundamental para alcançar os seus objetivos.
Então, se livre desse pesadelo agora mesmo! Nós, da Amorim, somos não apenas uma contabilidade de excelência, mas também somos especializados em serviços contábeis para postos de gasolina, entregando a solução que você realmente precisa!
Entre agora em contato com a gente e não perca mais tempo para reduzir seus custos e colocar suas finanças em um bom caminho!
QUERO EVITAR MULTAS EM MEU POSTO DE COMBUSTÍVEL