Arrendamento: O que é e como realizar em um posto de combustível?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Saibacomoarrendarumpostodecombustivel Post (1) - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

Veja Como Funciona O Arrendamento E Quais Pontos Precisam Ser Analisados Para Que Ele Seja Uma Fonte De Lucros Para Você!

Entenda o que é e como funciona o arrendamento de postos de combustível e descubra se vale a pena para você! 

A vontade de empreender, gerir o próprio negócio e, assim, obter muitos lucros é o que muitos almejam, entretanto, não são poucos os empecilhos para tornar esse desejo em realidade. 
Afinal, ter o próprio negócio demanda muito capital, conhecimento de mercado, suporte profissional e cuidados com mínimos detalhes para que as coisas funcionem… 
Porém, isso apenas é presente em negócios que começam do zero, mas, e se te dissermos que você pode ”pular”  uma série de etapas e assumir um negócio de outra forma? 
Bom, é exatamente isso que vamos te mostrar hoje. 
89675741 141440390509428 5483302008553209856 N - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

Arrendamento de postos de combustível – Sua chance de lucrar! 

O arrendamento é uma possibilidade que nem todas as pessoas conhecem, porém, hoje, vamos apresentá-la voltada para postos de combustível. 
Começando pela definição, o arrendamento consiste em uma operação onde o atual proprietário do posto irá o transferi-lo para o uso de uma terceira pessoa por um valor previamente acordado e com tudo previsto em um contrato. 
Essa é uma possibilidade viável de lucrar para ambas as partes, e vamos te mostrar o porquê falando sobre o arrendamento pelos dois pontos de vista possíveis. 

Vantagem mútua 

Como evidenciamos, o arrendamento pode ser benéfico para ambas as partes, sendo essas o arrendador e o arrendatário. 
Vamos falar sobre as vantagens de acordo com cada ponto de vista. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Arrendatário 

Se trata do terceiro que irá assumir o posto de combustível. 
Para o mesmo, é uma excelente oportunidade de tocar um negócio sem precisar começá-lo do zero, com todos os desafios que isso implica. 
Ao assumir a empresa, mediante contrato legal, o arrendatário assume o CNPJ do negócio, bem como suas obrigações e rendimentos. 
Mas, preste bem atenção: não é uma relação de venda, ou seja, o arrendatário não se torna dono do posto de combustível. Funciona de forma mais parecida com um empréstimo, com validade descrita em contrato. 
Assim, o mesmo estará, sim, responsável pelo posto por um período de tempo, usufruindo dos lucros obtidos, porém, é uma situação temporária (que pode ser estendida, mas tudo vai depender da relação contratual).

Arrendador 

Já para o dono do posto, o processo de arrendamento será vantajoso por poder delegar, ainda que temporariamente, a gestão do seu posto nas mãos de um terceiro, que terá acordado um valor prévio para isso, o qual será usufruído pelo mesmo. 
Esse valor é mensal, ou seja, continuará recebendo lucros do posto, porém, sem precisar estar ativamente trabalhando para isso. 
Pode ser uma grande vantagem estratégica, também, ao ter como arrendatário um profissional com potencial para promover o aumento do fluxo de clientes e do rendimento, afinal, isso voltará para o arrendador quando o tempo estabelecido em contrato se encerrar. 

Como fazer o arrendamento? 

O processo em si pode ser descrito de forma simples, porém, é preciso tomar muito cuidado com os detalhes, especialmente no contrato, para evitar que algo vantajoso se torne uma grande dor de cabeça. 
Sendo assim, da parte do arrendatário é preciso: 

Analisar a estrutura e demais aspectos antes 

Pegar um posto de combustível caindo aos pedaços pode não ser a melhor opção para o arrendatário, afinal, o mesmo terá que lidar com tudo. 
Dessa forma, é preciso analisar a estrutura e seus detalhes antes, averiguando a necessidade de reparos e afins. 

Fluxo de pessoas 

Tendo analisado a estrutura, é preciso também considerar o fluxo de pessoas que circulam com seus carros por ali. 
O lado da via é um fator a se considerar aqui, pois pode influenciar bastante no fluxo de pessoas. 

Analisar dados anteriores 

Tudo que tiver sobre as vendas e afins precisa ser analisado para que o arrendatário identifique o que precisará ser feito em sua gestão. 

Contratos com distribuidores

É preciso entender as relações contratuais já existentes, pois elas continuam válidas. É importante ter claro em contrato o direito de realizar renovações de contratos, cancelamentos e afins.

Prazos contratual

É preciso chegar a um consenso pautado nas estratégias que o arrendatário pretende aplicar, entre outros. 
Agora, da parte do arrendador: 

Apresentação dos dados 

É papel do arrendador reunir e apresentar todos os dados para o arrendatário, com todas as informações que o mesmo precisa ter acesso antes mesmo de firmar contrato, assim, é estabelecida uma relação justa e transparente. 

Due Diligence 

Colocamos como da parte do arrendador, mas é recomendável ser feito por todas as partes. 
É crucial saber com quem você está deixando seu negócio, seu histórico fiscal, financeiro e afins. 
Bem como o arrendatário precisa saber se o arrendamento será benéfico e, para isso, saber dessas questões também é importante.

Regras do processo 

Tendo feito tudo isso referente ao arrendamento, é preciso firmar o contrato, obrigatoriamente elaborado por um advogado, registá-lo na Junta Comercial e publicá-lo em Diário Oficial. 
Essas são as regras que precisam ser cumpridas para dar valor legal ao arrendamento. 

Torne o arrendamento uma fonte de lucros para todas as partes! 

Se o arrendamento de posto de combustível te parece uma ideia atrativa, sendo arrendador ou arrendatário, você já tem em mãos informações para se guiar. 
Porém, colocar em prática exige cuidado e suporte de quem entende do assunto, especialmente em aspectos como o due diligence, que é vital para estabelecer uma relação com alguém confiável.
Para isso e para garantir a segurança fiscal, tributária e financeira do posto, você pode contar conosco, da Amorim! 
Nós somos especialistas em contabilidade para postos de combustível e estamos preparados para te auxiliar. 
Sendo assim, não hesite em contar conosco!

5/5 - (1 vote)

Summary
Arrendamento: O que é e como realizar em um posto de combustível?
Article Name
Arrendamento: O que é e como realizar em um posto de combustível?
Description
Veja Como Funciona O Arrendamento E Quais Pontos Precisam Ser Analisados Para Que Ele Seja Uma Fonte De Lucros Para Você!
Author
Publisher Name
Amorim
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Icms St No Estado De Goiás, Como Seu Supermercado Pode Aproveitar - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

ICMS ST em Goiás: Dicas para Supermercados

ICMS ST no estado de Goiás, como seu supermercado pode aproveitar?  Saiba como seu supermercado pode economizar e melhorar sua eficiência operacional com o ICMS ST no estado de Goiás. No cenário tributário brasileiro, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um dos principais impostos estaduais, e

Defina A Cnae Para Farmácia De Manipulação E Drogarias Corretamente! - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

CNAE para farmácia: como definir a mais adequada?

CNAE para Farmácia: como definir a mais adequada? Entenda o que é, quais as principais opções e como o apoio especializado pode ajudar na definição da CNAE farmácia mais adequada para manipulação e drogarias! Você sabe o que é CNAE Farmácia e qual a importância de escolher o código adequado

4 Incentivos Fiscais Do Estado De Goiás Para Produtores De Laticínios E Como Se Enquadrar (1) - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Incentivos fiscais: Os 4 principais para produtores de laticínios

4 Incentivos fiscais para produtores de laticínios Veja quais os principais incentivos fiscais para produtores de laticínios e como aproveitá-los Se você é um produtor de laticínios no estado de Goiás, você pode se beneficiar de alguns incentivos fiscais que o governo estadual oferece para estimular o desenvolvimento do setor. 

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre As Obrigações Acessórias Em 2024 (1) - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Obrigações acessórias 2024: o guia completo para empresários

Obrigações acessórias 2024: o que empresários precisam saber? Saiba quais são as principais obrigações acessórias, por que elas são importantes, como se preparar para elas e quais as vantagens de ter um contador. As obrigações acessórias são os relatórios e demonstrativos que as empresas precisam enviar ao governo para comprovar

Controle De Caixa Impecável Descubra Como Evitar Erros E Garantir A Saúde Financeira Da Sua Empresa! - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Guia Completo para um Controle de Caixa sem erros!

Elimine erros no Controle de Caixa: Um guia definitivo para otimizar sua gestão financeira! Descubra como o controle de caixa adequado pode impulsionar o crescimento do seu negócio e evitar problemas financeiros. Controle de caixa é um aspecto vital da gestão financeira em qualquer empresa. A falta de um controle

Recomendado só para você
A Medida Provisória 927 perdeu eficácia no dia 19/07/2020. Entenda…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil