Atualizado em Abril de 2023.
Tributos e impostos: saiba a diferença entre eles
Conheça as características e distinções entre tributos e impostos e mantenha a sua empresa em dia com o Fisco.
Você está familiarizado com os impostos e tributos que a sua empresa precisa pagar? Apesar de ser um tema que afeta as empresas diariamente, ele continua sendo uma das principais causas de descontentamento entre os brasileiros.
Surpreendentemente, muitas pessoas não compreendem o conceito, a importância e o impacto nas organizações.
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Por exemplo, o termo tributo é frequentemente usado para se referir a imposto, mas, na verdade, eles compartilham uma conexão, mas são diferentes. Logo, o objetivo do artigo de hoje é esclarecer o significado do tributo e diferenciá-lo do imposto.
Confira e entenda!
Veja mais artigos que podem ser do seu interesse:
O que são tributos?
Os tributos, presentes na L5172, que regula o Código Tributário Nacional, são obrigações de uma pessoa ou empresa que devem ser pagas ao governo.
Esses fundos são utilizados para a manutenção e o crescimento da cidade, do estado ou do país, dependendo de onde são coletados.
Há cinco categorias de tributos, que incluem taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios, contribuições especiais e os impostos.
O que são impostos?
Podemos entender que os impostos são um tipo de tributo obrigatório cobrado a indivíduos e empresas. Os fundos arrecadados são investidos no desenvolvimento de infraestrutura e outros serviços essenciais que beneficiam a população.
Os valores arrecadados são em grande maioria utilizados para financiar diferentes serviços prestados pelo governo, como infraestrutura, educação pública, saúde e segurança.
O imposto de renda é um dos tipos mais conhecidos de impostos, cobrado pelo governo federal para financiar uma série de atividades que beneficiam a população.
Em suma, podemos dizer que os impostos são cobrados para financiar o Estado e suas atividades em geral e também beneficiam a população.
As principais diferenças entre tributos e impostos
Podemos observar que os impostos se enquadram na categoria de tributos. No entanto, é importante destacar que nem todos os tributos são impostos. Como explicamos, tributos também podem ser taxas e até mesmo empréstimos.
Para te ajudar a entender a diferença, um imposto é um tipo de tributo que não está vinculado a nenhum serviço público específico e, geralmente, é cobrado sobre manifestações de riqueza. É o caso do Imposto de Renda, cobrado sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas.
Quais são os principais tributos e impostos que as empresas devem pagar?
No Brasil, são inúmeros os tributos e impostos que as pessoas e principalmente empresas precisam pagar, conhecê-los é fundamental para manter a conformidade perante os órgãos fiscalizadores.
Podemos destacar como os principais:
- IR – Imposto de Renda;
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- IPVA – Imposto sobre Propriedade do Veículo;
- IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano;
- ISS – Imposto Sobre Serviços;
- IOF – Imposto sobre Operações Financeiras;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
- COFINS – Contribuição de Financiamento da Seguridade Social.
Para manter a sua rotina tributária em dia, conte com o apoio de uma contabilidade especializada, como a Amorim Contábil!
Contar com o apoio de uma contabilidade especializada, como a Amorim Contábil, pode ser extremamente útil para garantir que todos os tributos e impostos sejam pagos corretamente e que a empresa esteja em conformidade com as leis fiscais vigentes.
Com o apoio de uma equipe de profissionais capacitados e experientes, as empresas podem se concentrar em seu negócio principal e deixar as questões tributárias nas mãos de especialistas confiáveis.
Portanto, você pode entrar em contato com um de nossos consultores especializados e entender como podemos te auxiliar.
CLIQUE AQUI PARA FALAR AGORA COM UM ESPECIALISTA PARA MAIS INFORMAÇÕES!