Conheça as diferenças entre trabalho temporário e intermitente

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
117 Amorim Contabil - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

Com a pandemia da Covid-19, o trabalho intermitente tem sido adotado por um grande número de empregadores. Entenda

A Covid-19 mudou bastante não somente nas relações pessoais como também influenciou as mudanças no ambiente de trabalho. Não somente o home-office que permanece até hoje em muitas empresas, mas como também nos contratos de trabalho.
Você sabia que há vários tipos de contratos de trabalho? Sabe distinguir o que é um trabalho temporário de um intermitente? Pois saiba que desde a Reforma Trabalhista de 2017 a forma de contratação recebeu mudanças visando estimular a geração de emprego.

Uma das principais mudanças ocorreram na contratação do trabalho temporário e na criação do trabalho intermitente. Quer saber quais são essas diferenças? Pois acompanhe o artigo e identifique qual pode ser o melhor tipo para sua empresa. Boa leitura!

O que é o trabalho temporário?

No trabalho temporário a contratação não é direta entre empregador e empregado, mas sim de forma indireta, por intermédio de uma empresa especializada para este fim (terceirizada).
Mas como funciona isso? Quando a empresa precisa de mão-de-obra para cobrir uma demanda ou um funcionário que saiu de férias ou afastamento. Geralmente essas contratações ocorrem em datas específicas do ano como Páscoa e Natal onde há um aumento nas vendas.
O contrato de trabalho temporário também é mais vantajoso quando o empregador precisa substituir um profissional por um tempo determinado e que retornará em breve.
Outra característica importante é que o contrato poderá ser firmado pelo período de 180 dias. Contudo, ele ainda poderá ser prorrogado por mais 90 dias, totalizando 270 dias. Ao término da prestação do serviço, o profissional só poderá ser chamado novamente após 90 dias do encerramento do contrato.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que é o trabalho intermitente?

O trabalho intermitente entrou em vigor com a Reforma Trabalhista de 2017. Embora seja um trabalho com caráter indeterminado, tem algumas peculiaridades que podem beneficiar tanto o empregado quanto o empregador. Isso porque, muito embora haja o registro na Carteira de Trabalho do funcionário, o mesmo não trabalha todos os dias, mas sim, de acordo com a necessidade da empresa.
No caso dessa modalidade de contrato de trabalho, deve haver contrato por escrito, com a anotação na Carteira de Trabalho. Todavia, para que haja a prestação de serviços, a empresa deverá acionar o funcionário, com pelo menos três dias de antecedência, com a proposta de trabalho referente a quais dias o serviço será prestado e o que poderá ou não ser aceito pelo funcionário.

É importante destacar que o silêncio do funcionário será interpretado como recusa ao trabalho, sem quaisquer implicações para qualquer das partes. A partir do momento em que houver o aceite, por parte do empregado, qualquer uma das partes que descumprir o acordado terá que ressarcir a outra no percentual de 50% sobre o que iria pagar/receber.

Outra peculiaridade é a forma de pagamento pelo trabalho realizado. O funcionário já receberá todos os valores pertinentes, inclusive, férias mais 1/3, 13º salários etc., o que faz com que o empregador tenha abatido os referidos valores, quando de uma rescisão contratual, ou o fato de que o empregador não terá qualquer valor a pagar ao funcionário quando sair de férias, por exemplo.
Outra vantagem neste tipo de trabalho é a flexibilidade de horário que será trabalhado pelo funcionário uma vez que poderá ter outros contratos em sua Carteira de Trabalho e ter um maior leque de trabalhos a serem realizados. Já para a empresa, esta pagará ao funcionário quando efetivamente precisar de sua mão-de-obra.
Quanto aos direitos trabalhistas, o empregado recebe todos os pagamentos, incluindo os indenizatórios como férias e 13º, são calculados com base no tempo de serviço combinado em contrato.

Conclusão

Após a leitura do artigo acima, podemos distinguir os dois tipos de trabalho da seguinte forma:
Trabalho Temporário:
– Limitação de prazo: prazo determinado de até 180 dias prorrogáveis por mais 90 dias, totalizando 270 dias;
– Contratação direta: não é possível, o contrato deve ser por intermédio de empresa de trabalho temporário;
– Recontratação: após 90 dias;
– Flexibilização de horários: não há;
– Pagamento: mensal;
– Penalidade por falta: desconto do dia não trabalhado;
– Salário: apenas o pagamento mensal líquido;

– Seguro-desemprego: terá direito se preenchido o tempo mínimo necessário;

– Recolhimento de INSS: feito pela empregadora.
Trabalho Intermitente:
– Limitação de prazo: contrato por prazo indeterminado;
– Contratação direta: contrato diretamente entre empresa e empregado;
– Recontratação: após 90 dias se não houver mudança na modalidade;
– Flexibilização de horários: o empregado deverá ser acionado com pelo menos três dias de antecedência pela empresa;
– Pagamento: variável de acordo com a quantidade de trabalho a ser realizado, semanal, quinzenal ou mensal;
– Penalidade por falta: pagamento de multa de 50% sobre o valor total que receberia ao final da prestação do serviço;
– Salário: pagamento e do valor do serviço já computado décimo terceiro, férias, depósito do FGTS e demais verbas trabalhistas;
– Seguro-desemprego: não terá direito ao recebimento do benefício;
– Recolhimento de INSS: feito pela empresa proporcionalmente ao trabalhador.
Agora que você está ciente da diferença entre as duas modalidades,  aqui vai mais uma informação final. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, a partir de julho de 2020 pelo menos 10 mil pessoas foram contratadas mensalmente para trabalhar em horário intermitente.
Estes números aumentaram devido à pandemia da Covid-19 e o trabalho intermitente oferece a flexibilidade de horários. Veja o que é melhor no seu caso e bom trabalho!
Fonte: Jornal Contábil
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Alcance O Sucesso Empresarial Descubra Como Obter Sua Inscrição Municipal E Alavancar Sua Empresa! - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Inscrição Municipal: Guia para Empreendedores

Inscrição Municipal Descomplicada: Saiba como obter e impulsionar o seu negócio Simplifique o processo de obtenção da Inscrição Municipal e descubra como ela pode contribuir para o sucesso do seu negócio.  A Inscrição Municipal é um dos primeiros passos que um empreendedor deve tomar ao iniciar um negócio.  Este registro,

Veja 5 Dicas Essenciais Para Redução De Custos Nas Empresas! - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Redução de custos: 5 dicas essenciais para sua empresa!

Redução de custos: 5 dicas essenciais para sua empresa Reduzir as despesas em sua empresa pode ser vital para se manter em conformidade e garantir recursos para sua gestão. Saiba como conseguir a redução de custos em nosso artigo! Você sabia que a redução de custos nas empresas é uma

Irpf 2024 Nova Tabela, Faixa De Isenção E Prazo Da Declaração - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Nova tabela do IRPF 2024: Confira as mudanças agora!

IRPF 2024: Nova tabela, faixa de isenção e prazo da declaração Neste artigo, você vai aprender sobre o imposto de renda pessoa física, que incide sobre os rendimentos dos contribuintes residentes no Brasil ou no exterior. Você sabe o que é o IRPF 2024 e como ele pode afetar o

Como Abrir Um Posto De Gasolina Em 2024 Conheça Os Passos Essenciais! - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Como abrir um posto de gasolina em 2024? Saiba tudo!

Como abrir um posto de gasolina em 2024? Conheça os passos essenciais! O mercado de combustíveis é um dos mais rentáveis do Brasil. Saiba como abrir um posto de gasolina, em 2024, e aproveite essa oportunidade! Abrir um posto de gasolina é o desejo de muitos empreendedores que querem investir

Como Enfrentar Os Desafios De Empreender No Brasil - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Dicas para lidar com as dificuldades de todo pequeno empreendedor

Dificuldades de todo pequeno empreendedor: como se livrar delas? Conheça as principais dificuldades que todo pequeno empreendedor enfrenta e aprenda como superá-las com as dicas de especialistas e casos de sucesso. Você já sonhou em ter o seu próprio negócio, mas se sentiu desanimado pelas dificuldades que o mercado impõe? 

Recomendado só para você
A Portaria Interministerial MTP/MS nº14/2022 trouxe algumas mudanças para a…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil