skip to Main Content
Descubra Como Realizar Um Gerenciamento De Estoque Efetivo Em Sua Farmacia Blog - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

Gerenciamento de Estoque: aprenda a fazer e tenha sucesso em seu estoque.

Descubra como realizar um gerenciamento de estoque efetivo em sua Farmácia.

O gerenciamento de estoque é fundamental para que a sua farmácia se torne uma empresa lucrativa. Confira abaixo como fazer seu controle!

O gerenciamento de estoque é uma ferramenta extremamente importante para que sejam evitados o excesso ou falta de medicamentos em sua farmácia.

Dessa forma, é possível não só evitar possíveis perdas de produtos e, consequentemente, prejuízos financeiros. Como também otimizar a rotatividade dos medicamentos e demais itens comercializados.

Para saber como a contabilidade para drogarias pode te ajudar a melhorar o gerenciamento de estoque do seu empreendimento, continue conosco a leitura deste post.

Passos para o gerenciamento de estoque eficiente para sua drogaria

Antes de conhecer quais são os passos para o gerenciamento de estoque, é fundamental conhecer quais os benefícios dos quais essa ferramenta pode proporcionar à sua drogaria, tais como:

  • Impedir a falta de produtos;
  • Promover maior organização do ambiente em que os medicamentos ficam armazenados;
  • Evitar a compra excessiva de produtos e que os mesmos fiquem parados no estoque;
  • Diminuir a perda de medicamentos devido ao vencimento da data de validade; e
  • Otimização do giro de dinheiro, possibilitando novas compras.

Agora que você já sabe quantas vantagens estão agregadas ao gerenciamento de estoque, veja algumas dicas para melhorar o desempenho dessa estratégia em sua farmácia.

1.Controlar a entrada de produtos

O primeiro passo para o gerenciamento de estoque, refere-se ao controle da entrada de mercadorias.

É a partir desse momento que é feita a análise de possíveis problemas com os fornecedores, como: a falta de produtos, divergências com a nota fiscal, entre outros.

Para que esse tipo de contratempo seja evitado, a conferência dos produtos no momento em que estão sendo entregues, é imprescindível.

Vale destacar que a assinatura da nota fiscal só deve acontecer se tudo estiver ok, caso contrário, a mercadoria deve ser recusada.

2. Faça o controle de lotes e vencimentos

Depois do controle de entrada de mercadorias, o próximo passo para o gerenciamento de estoque é a administração dos lotes dos remédios e suas datas de validade.

Embora esse controle mais rígido seja feito nos medicamentos, existem outros itens na farmácia que apresentam prazo de validade, como os itens de higiene pessoal e perfumaria.

Essa etapa é essencial, pois reduz de maneira expressiva o risco de perder produtos, com data de validade vencida, evitando assim a perda de dinheiro.

3 .Listar os medicamentos de maior e menor saída

De nada adianta ter uma grande quantidade de medicamentos, que não possuem boa saída, enquanto aqueles que não são tão buscados pelos clientes, estão em excesso nas suas prateleiras.

Se o controle de entrada de medicamentos, bem como sua checagem periódica para analisar seus lotes, vencimentos e a escassez ou excesso de determinados produtos na armazenagem, com certeza seu caixa não terá os resultados esperados.

O recomendável é que seja feito um inventário de seu estoque, deixando claro nesse documento todos os dados necessários para que assim, você chegue ao valor apropriado da mercadoria.

A AMORIM CONTABILIDADE pode auxiliar no gerenciamento de estoque de sua farmácia.

Algumas drogarias, principalmente as que estão começando, podem ter uma certa dificuldade para fazer o gerenciamento de estoque.

Nesse sentido, a melhor alternativa é contar com o apoio de uma empresa de contabilidade especializada no segmento de farmácias.

A Contabilidade Amorim é experiente no atendimento a empreendedores farmacêuticos, por isso, ela oferece soluções eficientes para o seu negócio.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

ENTRAR EM CONTATO!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recomendado só para você!
Mobile commerce, foco na experiência do usuário, integrações entre serviços…