Medidas tributárias Não devem conter efeitos da crise para empresas e colaboradores

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
medidas-tributarias-nao-devem-conter-efeitos-da-crise-para-empresas-e-colaboradores

O brasileiro é o povo que mais paga impostos na América Latina. 

O país ocupa a 14ª posição no ranking das nações com mais alta carga tributária (35,4% do PIB), sendo que os 13 primeiros são todos europeus, com altos índices de desenvolvimento econômico, como Dinamarca (45,19% do PIB) e Finlândia (44% do PIB).

Indiscriminadamente, todos os países do mundo têm tomado medidas de redução de carga tributária, moratória, postergamento de tributos e dívidas. No Brasil, não é diferente. Diversas medidas estão sendo anunciadas para mitigar os efeitos da crise, como postergamento de pagamento de tributos, alívios em impostos, entre outras medidas. Mas especialistas apontam que o que foi anunciado até agora não será suficiente.
“As medidas estão muitos tímidas. O governo, até agora, só concedeu a suspensão de pagamento de tributos. Quando acabar o prazo, os contribuintes terão que pagar o que estava suspenso, mais o referente ao mês vigente, o que vai acarretar uma alta carga tributária. Se querem efetivamente resultados, precisam diminuir a tributação sobre a folha de salários. O Brasil tem um dos maiores encargos sobre folha de salários”, avalia o advogado sócio da San Martín, Carvalho e Felix Ricotta Advocacia, André Felix Ricotta de Oliveira, professor da Pós-graduação em Direito Tributário da Universidade Mackenzie.
Da mesma opinião, Marcelo Godke, especialista em Direito dos Contratos, professor do Insper e da Faap e mestre em Direito pela Columbia Univesity School of Law (EUA), avisa que haverá inadimplência.

“Naturalmente, as empresas deixam de pagar impostos quando têm problemas de caixa ou em situações de crise, porque o Fisco demora em cobrar e porque elas privilegiam outros pagamentos.”

O especialista complementa:

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

“O que vemos até agora não são medidas de alívio da carga tributária, mas sim adiamentos de pagamentos por 90 dias. Lá na frente, o que as empresas vão pagar referente aos meses de abril, maio e junho será sobre o faturamento do primeiro trimestre, quando tínhamos outra realidade. Isto é, pagaremos mais impostos, num momento de extrema crise e fragilidade. E quem terá caixa para iniciar 2021?”.

Imposto sobre fortunas
Cogitado como uma possibilidade de maior arrecadação para o Estado brasileiro, a ideia de um Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) tem sido ventilada há alguns anos no parlamento. Mas especialistas em tributação discordam que essa seja uma saída em longo prazo, e que ser aprovada em meio à crise da pandemia não resolveria o problema da falta de dinheiro.
Marcelo Godke é enfático:

“Isso seria absolutamente catastrófico. A experiência na França nos mostra que o acréscimo é muito pequeno na arrecadação, e ainda leva ao afastamento de investimentos.”
Eduardo Natal concorda. “Há uma crença que o IGF promove uma justiça tributária. Mas ele atingiria um percentual ínfimo e poderia promover a migração do capital para ativos que não são rastreáveis, como as moedas virtuais, e um movimento de pessoas querendo ir embora do país. Muito mais importante seria a readequação das alíquotas do imposto de renda, para fazer quem tem mais renda pagar mais imposto do quem tem menos”.

Para André Felix Ricotta, o Brasil focou “erroneamente” na tributação sobre o consumo.

“Não se pode tributar fortemente nem o consumo nem a renda. O Brasil já possui uma carga tributária insuportável, passa por um momento de recuperação e agora essa crise. Não pode se dar ao luxo de perder investidores taxando grandes fortunas”, conclui.

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Cnae Rural - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

CNAE Rural: Impacto no Seu Negócio no Agronegócio e Dicas Práticas

CNAE Rural: Impacto no Seu Negócio no Agronegócio e Dicas Práticas para Escolher o Código Certo Descubra como o CNAE rural pode transformar a gestão do seu negócio no agronegócio, influenciando na tributação e acesso a financiamentos. Muitos empreendedores rurais se veem em um verdadeiro labirinto de burocracia, não é

Indicadores De Desempenho - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Indicadores de Desempenho: Transforme Sua Gestão Financeira Hoje!

Indicadores de Desempenho: Transforme a Gestão Financeira da Sua Empresa com Estratégias Eficazes e Práticas Reais Descubra como os indicadores de desempenho podem revolucionar a gestão financeira da sua empresa, oferecendo insights valiosos e estratégias comprovadas para um crescimento sustentável. Vamos ser sinceros: no final do mês, você sabe exatamente

Tributação No Agronegócio - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Tributação no Agronegócio: Estratégias Eficientes para Maximizar Lucros

Tributação no Agronegócio: Estratégias Eficientes para Maximizar Lucros e Reduzir Custos Fiscais Descubra como uma gestão contábil eficiente pode transformar a tributação no agronegócio em uma poderosa aliada para aumentar seus lucros e garantir o sucesso financeiro do seu negócio. Sua dedicação ao negócio no campo é total, com um

Rentabilidade Da Sua Propriedade Rural Com A Amorim Contábil - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Contabilidade para Agronegócio: Impulsione a Lucratividade da Sua Propriedade Rural

Contabilidade para Agronegócio: Impulsione a Lucratividade da Sua Propriedade Rural com Gestão Financeira Eficaz Descubra como uma contabilidade especializada pode transformar a gestão financeira da sua propriedade rural, aumentando sua lucratividade e garantindo o sucesso no competitivo mercado do agronegócio. A contabilidade para agronegócio desempenha um papel fundamental na gestão

Recomendado só para você
Medida provisória está no Senado mas, sem acordo para aprovação,…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil