Parcelar declaração: tudo o que você precisa saber!

Parcelar declaração: tudo o que você precisa saber!

Descubra agora como parcelar a declaração do IR

Aprenda a parcelar a declaração do Imposto de Renda para evitar inadimplência e problemas com a Receita Federal

A declaração do Imposto de Renda termina no dia 29 de abril de 2022, e muitos contribuintes estão preocupados com o pagamento desse tributo. Isso porque, em alguns casos, o valor a ser pago pode ser muito alto, e o contribuinte pode não ter condições de realizar o pagamento à vista. Contudo, caro leitor, você sabia que é possível parcelar a declaração? Isso mesmo – e, no artigo de hoje, vamos explicar o que você precisa saber para realizar esse parcelamento. Acompanhe!

Quem pode parcelar a declaração do Imposto de Renda?

Em primeiro lugar, é importante saber quem pode parcelar a declaração, não é mesmo? Dessa forma, pode realizar esse parcelamento o contribuinte que apresente um valor devido de IR que seja maior que R$ 100,00. Veja também:

Em quantas vezes posso parcelar a declaração do Imposto de Renda?

Agora que você já sabe se pode ou não parcelar a declaração do IR, saiba que você pode efetuar o parcelamento em até 8 vezes, respeitando a parcela mínima de R$ 50,00. No entanto, vale ressaltar que, ao efetuar o parcelamento da declaração, haverá a cobrança de juros e de multas. Dessa maneira, será aplicado um adicional de 1% sobre a taxa Selic a  partir da segunda parcela. Por fim, caso você atrase ou pule o pagamento de alguma parcela, também será cobrado mais 0,33% ao dia, até o limite de 20% sobre o valor da parcela.

Como parcelar declaração de Imposto de Renda?

O processo de solicitação do parcelamento da declaração ocorre pela internet, no Programa da Declaração, logo o primeiro passo é acessar o Programa. Em seguida, você deve seguir os passos abaixo:
  • Selecione a aba “Resumo da Declaração”, no menu do lado esquerdo da tela;
  • Clique no item “Cálculo do Imposto”.
  • Clique o quadro do lado direito em “Imposto a pagar”;
  • Selecione a aba “parcelamento” e escolha o número de parcelas desejado;
  • Imprima a primeira parcela do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e efetue o pagamento.
O processo, como você pôde observar, é mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Entretanto, é importante entender qual a forma de parcelamento mais vantajosa e como pagar um valor menor desse tributo. Sobre isso, veja o tópico abaixo.

Como pagar um valor menor do IR?

Ao declarar o Imposto de Renda, você deve informar todos os rendimentos devidos, OS pagamentos e as demais informações necessárias. Nesses informes, existem as despesas dedutíveis, como gastos com educação, com saúde etc. Essas despesas podem ser deduzidas do cálculo do IR, o que, consequentemente, reduz o valor final do tributo. Desse modo, é importante que você reúna toda a documentação necessária com antecedência e que conte com o auxílio de um profissional contábil.

Conte com a Amorim contábil!

A declaração do IR demanda tempo, atenção e conhecimento, por isso nada melhor do que contar com profissionais do assunto para realizar esse processo por você, não é mesmo? Nesse viés, não hesite em contar com o nosso apoio! Nós, da Amorim Contábil, somos especialistas em Imposto de Renda e vamos cuidar de tudo a fim de que você pague o menor valor de IR e de que realize a declaração de forma devida, sem o risco de sofrer punições da Receita Federal, como multas, bloqueio do CPF etc. Além disso, daremos a orientação necessária para que o parcelamento seja efetuado da forma mais efetiva e vantajosa possível. Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo! DECLARE E PARCELE SEU IMPOSTO DE RENDA AGORA MESMO!]]>

Summary
Parcelar declaração: tudo o que você precisa saber!
Article Name
Parcelar declaração: tudo o que você precisa saber!
Description
Descubra agora como parcelar a declaração do IR para evitar inadimplência e problemas com a Receita Federal
Author
Publisher Name
Amorim Contabil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Pesquisa aponta que 60% dos pequenos negócios que buscaram crédito…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil