Planejamento tributário: saiba como fazer!

Planejamento tributário: saiba como fazer!

Aprenda agora a fazer um planejamento tributário de excelência

O planejamento tributário é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa. Por meio dele, é possível organizar todas as questões fiscais do negócio. Por isso, venha saber como fazê-lo.

Se você é empresário, é essencial que você conheça sobre a importância de realizar um planejamento tributário na sua empresa. 
É por meio desta ferramenta que será possível definir o melhor regime tributário para o seu negócio e, dessa forma, pagar os impostos da melhor forma possível. 
Caso a empresa não dê a devida importância a esta ferramenta, estará correndo um sério risco de pagar por tributos além do necessário. 
Elaboramos este artigo para que você conheça o passo a passo para realizar um planejamento tributário de excelência e que não cause prejuízos à sua empresa. 
Para aprimorar o seu conhecimento sobre o assunto, recomendamos os artigos abaixo: 

Planejamento tributário: o que é?

De maneira geral, o planejamento tributário nada mais é que um conjunto de estratégias que têm como objetivo principal cumprir as obrigações fiscais e reduzir a carga tributária
Por meio dele, é possível elaborar estudos e ações que forneçam ao negócio condições mais vantajosas com relação aos tributos.
É importante destacar que o planejamento tributário visa à redução da carga tributária, sempre seguindo os requisitos legais. 
Dessa maneira, para realizar um planejamento eficiente, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Coletar dados;
  • Conhecer sobre os regimes tributários;
  • Elaborar o plano tributário;
  • Contar com o auxílio de um profissional especializado

Para que você consiga entender melhor esse passo a passo, detalharemos cada tópico a seguir. Acompanhe! 

Coletar dados

O primeiro grande passo para qualquer tipo de planejamento é ter todas as informações sobre a empresa disponíveis. 
Para isso, será preciso formar uma equipe de profissionais contábeis que coletem informações referentes ao porte, atividade do negócio, regime de tributação atual, entre outras. 
Assim, será possível reunir o máximo de informações que tenham impacto direto sobre o pagamento de tributos.

Conhecimento sobre os regimes tributários

Em posse de todos os dados relacionados ao negócio, chegou o momento de fazer uma pesquisa profunda sobre os regimes tributários existentes no Brasil. 
Essa é uma etapa importante do planejamento, pois a escolha equivocada do regime de tributação poderá prejudicar a sua empresa. 
Afinal, será por meio do regime escolhido que será feito o recolhimento dos tributos.
Os principais regimes tributários do Brasil são o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido, e cada um deles possui as suas próprias peculiaridades. 
Conhecer sobre os critérios de enquadramento de cada um é a maneira mais eficiente para não correr o risco de optar pelo menos vantajoso.

Elaborar o plano tributário

Após a reunião dos dados sobre a empresa e o estudo dos regimes tributários disponíveis, chegou o momento de elaborar o plano tributário. 
Na elaboração, será preciso entender como o negócio realizará as suas operações diante dos cenários encontrados, ou seja, como será possível minimizar os gastos com impostos.

Contar com o auxílio de um profissional especializado

Elaborar o planejamento tributário de uma empresa não é uma tarefa simples e, por esse motivo, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados. Esses profissionais irão auxiliar você em todas as etapas anteriores, garantido que a sua empresa será enquadrada no melhor e mais adequado planejamento tributário, visando a redução de impostos e de burocracias.

Conheça a Amorim Contábil, nós podemos te ajudar!

Nós, da Amorim Contábil, temos expertise em serviços tributários e podemos auxiliar na elaboração do planejamento tributário ideal para a sua empresa.
Além disso, vamos te ajudar com o controle sobre os prazos para o pagamento dos impostos, geração e entrega das declarações, registro e apuração do lucro tributável, e muito mais.
Então entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e conheça de perto todas as vantagens de contar com os nossos serviços. Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp disponível no canto da tela.
Ter um planejamento tributário de excelência!

Summary
Planejamento tributário: saiba como fazer!
Article Name
Planejamento tributário: saiba como fazer!
Description
Aprenda agora a fazer um planejamento tributário de excelência. Confira, no nosso artigo, todas as informações necessárias.
Author
Publisher Name
Amorim Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Soluções tecnológicas podem apoiar o empreendedor para melhorar seu e-commerce…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil