Tudo sobre a Restituição e Pagamento via pix

Tudo sobre a Restituição e Pagamento via pix

Tudo que você precisa saber sobre restituição de IR e pagamento via pix.

É hora de entregar a sua declaração e saber se está devendo ou tem valor a receber pela Receita, então se liga no nosso artigo para entender tudo sobre o pagamento e restituição via pix.

A Receita Federal comemora neste ano de 2022 os 100 anos da declaração do Imposto de Renda, e anunciou novidades para a declaração devido a data comemorativa. Além de poder efetuar o pagamento do imposto via pix, o contribuinte que tiver direito a restituição poderá recebê-la utilizando a ferramenta de pagamento instantâneo. A ideia principal da Receita é diminuir os erros de digitação de contas bancárias informadas e facilitar  o processo de pagamento da restituição do crédito. Por isso, a Amorim Contábil preparou esse artigo para tirar dúvidas do contribuinte a respeito da restituição do IR. Continue a leitura e entenda!

Quais os prazos para entregar a declaração do IR?

A declaração do Imposto de Renda 2022 deve ser preenchida e entregue entre os dias 07 de março até 31 de maio.

Antes de saber como receber a restituição do IR é preciso entender quem tem direito.

A restituição do IR se trata de valores de imposto pagos a mais pelo contribuinte, após entregar seus dados financeiros através da declaração do IR, a Receita Federal analisa seus pagamentos de impostos utilizando de sistema de cruzamento de dados, possibilitando a verificação dos valores pagos por cada contribuinte para descobrir se os valores de imposto pagos durante o ano foram equivalentes, maiores ou menores do que o devido. Caso os impostos pagos tenham sido menores do que estipula a Receita Federal o valor equivalente devida pelo contribuinte precisa ser pago. Em alguns casos, onde o contribuinte pagou a mais, a Receita deve restituir a parte paga indevidamente.

Deve se levar em conta os gastos dedutíveis

Existem casos que a pessoa recebe uma renda X e seus gastos são considerados altos em relação a ganhos, nesse caso a pessoa pode ter que pagar menos impostos, pois os gastos dedutíveis diminuem a base de cálculo do imposto. Isso pode gerar um valor maior na restituição do IR.

Quais gastos são dedutíveis?

No geral, podem ser deduzidas do Imposto de Renda despesas com:
  • Saúde;
  • Educação;
  • Pensão alimentícia;
  • Dependentes;
  • Previdência;

Como consultar a restituição?

O programa da Receita faz o cálculo automaticamente acerca da restituição após o contribuinte entregar a sua declaração, a consulta será possível após prazo final para a entrega da declaração, e pode é feita por lotes de restituição, em outras palavras, a Receita divulga lotes para serem restituídos e você só pode consultar o lote atual, esses lotes são separados por prioridade, idosos e pensionistas recebem primeiro, e também quem entregou a declaração primeiro.

Quais as datas dos lotes para a restituição do IR 2022?

  • 1º lote – 31 de maio de 2022;
  • 2º lote – 30 de junho de 2022;
  • 3º lote – 29 de julho de 2022;
  • 4º lote – 31 de agosto de 2022; e
  • 5º lote – 30 de setembro de 2022.

Como faço para receber a restituição ou fazer o pagamento via pix?

Para poder receber a restituição via pagamento pix a chave utilizada tem que ser por obrigatoriedade o CPF do contribuinte, chaves com e-mails, números de celular não serão aceitos, então verifique antes de tudo se sua chave pix cadastrada é o seu CPF, se não for não tem problemas, é só criar uma nova chave pix que seja a mesma ao número do seu CPF. No momento de preencher a declaração do IR é só informar o meio que deseja para pagar o imposto ou  ter o crédito restituido e colocar o pix da conta do titular da declaração, com a chave equivalente ao seu CPF.

Um profissional da área contábil pode te ajudar com sua declaração

Quer garantir a sua restituição do IR fazendo o processo de preenchimento e entrega da declaração sem erros? Conte com o apoio de um profissional especializado em declaração e evite possíveis erros. Venha fazer a sua Declaração com a Amorim Contábil! CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA DECLARAÇÃO DE IR E GARANTIR SUA RESTITUIÇÃO!]]>

Summary
Tudo sobre a Restituição e Pagamento via pix
Article Name
Tudo sobre a Restituição e Pagamento via pix
Description
Tudo que você precisa saber sobre restituição de IR e pagamento via pix. Leia o nosso artigo e confira informações importantes.
Author
Publisher Name
Amorim Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Programa voltado a micro e pequenas empresas está no pacote…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil