Escrituração fiscal de posto de combustível – O que é e por que é tão importante?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Escrituracao Fiscal De Posto De Combustivel O Que E E Por Que E Tao Importante Post Min - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

A Escrituração Fiscal de Posto de Combustível é uma parte fundamental do seu negócio, e precisa ser tratada com muito cuidado!

Lidar com a Escrituração Fiscal de Posto de Combustível pode ser uma tarefa trabalhosa – e, muitas vezes, tediosa -, mas é, sem dúvida alguma, imprescindível para garantir a conformidade fiscal do negócio!

Não basta se focar em um bom atendimento e em oferecer produtos e serviços de qualidade, você também deve se atentar às questões legais de um posto de combustíveis!

Hoje, aqui, no blog da Amorim, você saberá tudo o que precisa sobre esse assunto!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

89675741 141440390509428 5483302008553209856 N - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

Vamos conferir?

O que é a Escrituração Fiscal de Posto de Combustível?

Lidar com a Escrituração Fiscal de Posto de Combustível pode ser uma tarefa trabalhosa – e, muitas vezes, tediosa -, mas é, sem dúvida alguma, imprescindível para garantir a conformidade fiscal do negócio!

A escrituração fiscal é um conjunto de importantes obrigações de lançamento de apuração de impostos, que devem ser transmitidas à Fazenda Pública.

Podemos destacar aqui as seguintes obrigações para postos de combustíveis:

  • O LMC;
  • PIS e COFINS;
  • SPED Fiscal;
  • NFC-e;
  • Os impostos trabalhistas;
  • SPED Contábil;
  • LALUR.

LMC

O LMC é o Livro de Movimentações de Combustíveis, é o que impede que o estabelecimento acabe interditado pela Agência Nacional do Petróleo por descumprir regras.

É nesse livro que são registradas toda a movimentação (atividades de compra e venda) diária. Tudo isso deve ser arquivado por um prazo de 5 anos, e é necessário ter muito cuidado com a forma como essas informações são arquivadas e também com a clareza das mesmas. Quaisquer erros podem levar a sérias consequências, incluindo a interdição do negócio!

PIS e COFINS

O posto de combustível e o seu proprietário não são tributados pelo PIS ou pelo COFINS de combustíveis, sendo os fabricantes os responsáveis pelo pagamento de tais tributos. Acontece que, para lubrificantes e outros produtos relacionados, quem deve pagar é o dono do posto de combustível, a menos que o regime tributário seja lucro real ou lucro presumido, aí, os impostos são de responsabilidade do fabricante.

SPED Fiscal

É uma ferramenta, um arquivo digital que contém dados de apuração sobre vários impostos, incluindo o ICMS e o IPI.

Com o uso do SPED Fiscal, fica muito mais fácil conferir se o pagamento de impostos e o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias.

É preciso ter em mente que a utilização do SPED Fiscal não é facultativa, trata-se de uma obrigatoriedade a ser cumprida pelo dono do posto de combustível, que precisa enviar os dados à Receita Federal mensalmente.

NFC-e

As Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas devem ser emitidas e armazenadas no lugar das notas fiscais convencionais. Em alguns estados do Brasil, a utilização é obrigatória.

Impostos trabalhistas

Aqui, podemos citar o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Não se atentar a essas obrigações pode trazer consequências severas ao seu posto de combustível!

SPED Contábil

O SPED Contábil entrega as informações fiscais do posto de combustível. Assim, fica mais fácil entregar para a Receita Federal os dados do IRPJ e da CSLL, facilitando o cruzamento de informações e garantindo maior segurança ao posto.

LALUR

O LALUR é um livro eletrônico que apura o Lucro Real, e é destinado a postos enquadrados nesse regime tributário.

É ótimo para agilizar o envio das informações e pode ser ajustado em regime anual e trimestral, facilitando o trabalho.

Por que manter a Escrituração Fiscal de Posto de Combustível?

Você dificilmente conseguirá se manter a par de todas as novidades sobre as suas obrigatoriedades, taxas que devem ser pagas e valores que lhe são impostos. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados na contabilidade para postos de combustível. Sem isso, o seu posto estará sujeito a problemas sérios, multas e até mesmo a possibilidade de interdições.

Poder acompanhar todos os dados fiscais do negócio é importante e, sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens da Escrituração Fiscal de Posto de Combustível!

Se você quiser garantir que o seu posto esteja em total conformidade com Fisco, entre em contato com o Amorim Contábil. Somos um escritório de contabilidade em Pontalina – GO, e somos especialistas em postos de combustíveis!

Fale conosco e tire suas dúvidas!

Sucesso e até breve.

 

5/5 - (1 vote)

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Treinamento De Frentista. Elevando A Qualidade E Segurança Em Postos De Gasolina (1) - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Treinamento para frentista de posto de gasolina: saiba tudo!

Treinamento para frentista de posto de gasolina: guia completo! Eleve o padrão do seu posto com o treinamento especializado para frentistas, garantindo segurança e serviço de qualidade. A excelência dos padrões de qualidade e segurança em postos de gasolina passa, inquestionavelmente, pelo treinamento para frentista de posto de gasolina.  Este

Periculosidade Para Frentistas Direitos, Riscos E Prevenções Essenciais - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Periculosidade para frentistas: garanta a segurança no posto

Periculosidade para frentista: garantindo direitos e segurança em seu posto Explore estratégias eficazes para proteger seus empregados e melhorar a operacionalidade do seu negócio com a periculosidade frentista. A periculosidade para frentistas é um tema de extrema importância para empreendedores que buscam aprimorar a segurança em seus estabelecimentos.  Afinal, frentistas

Quanto Lucra Um Posto De Gasolina Descubra Aqui - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Descubra quanto lucra um posto de gasolina!

Quanto lucra um posto de gasolina? descubra aqui! Desvende os fatores que impactam os ganhos e aprenda como otimizar o rendimento do seu posto de gasolina Em algum momento, enquanto pensa em expandir os seus ganhos, você já deve ter perguntado: Quanto custa um posto de gasolina? Essencialmente, este segmento,

Transforme Sua Farmácia Com Soluções De Contabilidade Específicas (1) - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Transforme Sua Farmácia com Soluções de Contabilidade Específicas

Contabilidade para Farmácia: Transforme sua Gestão e Lucratividade! Descubra como soluções de contabilidade específicas podem revolucionar sua farmácia Compreendemos que gerenciar um negócio é complicado e, nesse contexto, a contabilidade para farmácia pode se sobressair.  Neste artigo, vamos explorar como as soluções de contabilidade especializadas podem transformar sua farmácia, impulsionando

Contabilidade Especializada Para Produtores Rurais. Garantindo O Crescimento Sustentável (1) - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Contabilidade para Produtor Rural: o que você precisa saber?

Garanta uma gestão segura com contabilidade para produtor rural Garanta sucesso em sua área de atuação com o apoio de profissionais certos. Saiba como a contabilidade para produtor rural pode ser fundamental! Você sabia que o setor do agronegócio é extremamente competitivo? Por isso, ter apoio de uma contabilidade é

Recomendado só para você
Saber como montar um posto de gasolina é só o…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil