skip to Main Content
Impostos Incidentes Sobre Combustíveis – Quanto Você Paga Para Poder Vender?

Impostos incidentes sobre combustíveis – Quanto você paga para poder vender?

Os impostos incidentes sobre combustíveis precisam ser conhecidos a fundo, se você quiser entender quanto paga para vender!

Pagar impostos para vender é algo normal, afinal, com exceção do terceiro setor, produtos e serviços estão sujeitos aos tributos, e no caso de um posto de gasolina, conhecer os impostos incidentes sobre combustíveis te ajuda a se preparar para o futuro!

A tributação para combustíveis compõe uma parte considerável do preço final do produto, e pode impactar diretamente os seus negócios. Por isso, é hora de conhecer os tributos incidentes sobre o combustível!

Quais são os impostos incidentes sobre combustíveis?

Quando falamos sobre a tributação sobre combustíveis, podemos citar impostos estaduais e federais… Para que você possa compreender com maior clareza o que estamos falando aqui, preparamos uma lista bem objetiva com os impostos, de acordo com a sua categoria.

Quando o assunto é gasolina…

Para começar, temos o imposto estadual:

  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Cada estado decide o valor a ser cobrado em relação a esse tributo, mas o número fica entre 25% e 32% do preço final do combustível. Bastante coisa, não?

Agora, sobre os tributos federais:

  • CIDE – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, que representa 2% do preço do combustível em todos os estados.
  • PIS/COFINS – Representa entre 7% a 9% do valor do combustível.

Com esses números em mente, você pode ter certeza que os impostos incidentes sobre combustíveis compõem até 40% do preço do produto final. É muita coisa!

Por isso, o consumidor normalmente está descontente com relação aos preços praticados nos postos de combustíveis, e não compreende que o empresário dono do posto também paga impostos e precisa, basicamente, pagar para poder vender.

Agora, quando falamos em Diesel…

Aqui, os tributos compõe uma parcela menor do valor total do produto. Estamos falando de 29% de tributação sobre o Diesel, contra os 40% que incidem sobre a gasolina.

Apesar da diferença não ser grande, ela existe. Aqui, o ICMS representa 16% e o CIDE e PIS/COFINS representam 13%.

Você já sabe quais são os impostos incidentes sobre combustíveis, e agora?

Entender o quanto você paga ao Governo e aos cofres públicos para poder vender seus combustíveis é um passo excelente para compreender com maior profundidade o quanto você gasta para manter o seu negócio em dia, mas isso não significa que suas finanças estejam seguras.

É preciso preparar um planejamento tributário e financeiro que leve em consideração os outros impostos que você paga com o seu negócio, os custos que você possui para com os fornecedores, as despesas que tem com pessoal e o dinheiro que deverá ser utilizado para a realização de investimentos para melhoria no seu negócio.

E quem poderá te ajudar?

Contar com uma contabilidade para postos de combustível é fundamental para ter sucesso no que tange às finanças e gestão do seu negócio. Aqui no Amorim Contábil temos especialistas nos impostos incidentes sobre postos de combustíveis e outros aspectos da gestão financeira do negócio.

Conte conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Amorim Contábil? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar!

Siga-nos no Facebook: @amorimcontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top