IR 2022: tudo o que você precisa saber em um só lugar

IR 2022: tudo o que você precisa saber em um só lugar

Tudo sobre a declaração de Imposto de Renda 2022

Saiba, em nosso artigo, como se preparar para fazer a declaração do IR 2022. Confira!

O Imposto de Renda é um assunto muito recorrente entre os brasileiros, sejam pessoas físicas ou jurídicas, por isso, surgem muitas dúvidas a respeito desse assunto.
E se você faz parte do grupo de pessoas que precisam entender mais sobre a declaração do IR 2022, este artigo irá esclarecer suas dúvidas.
Acompanhe!

Entendendo o IR 2022

O Imposto de Renda, como diz o nome, é um imposto cobrado sobre a renda do contribuinte, e tem a finalidade de informar os rendimentos anuais da pessoa física ou jurídica.
Além disso, ele também serve para a Receita Federal acompanhar a evolução do patrimônio das empresas, independente do porte ou segmento do empreendimento.
As informações sobre o IR das empresas são enviadas pelo sistema do Simples Nacional, ou pela DCTF e ECF, facilitando o acompanhamento por parte do Governo.

Conheça as categorias de regime de tributação

A declaração do Imposto de Renda para pessoas jurídicas é feita de acordo com o regime de tributação, portanto, é importante estar atento ao regime da sua empresa para entender melhor sobre o tema.
Os mais comuns são:

  • Simples Nacional: a porcentagem é dada conforme o faturamento do último ano e  o ramo de atuação da empresa. O pagamento é feio através do DAS, ou seja, é feito de forma simplificada. Este documento é emitido todos os meses, conforme o faturamento da empresa. Já a declaração é feita por meio do PGDAS-D;
  • Lucro Presumido e Lucro Real: as empresas enquadradas nesses regimes, regra geral, devem recolher o IRPJ com uma alíquota de 15%, com a possibilidade de ser cobrado um imposto adicional além da alíquota de 15%, caso o lucro ultrapasse os limites estabelecidos por lei.

Confira como fazer a declaração do IR 2022

Através do regime Simples Nacional, a apuração do tributo é enviada mensalmente, no portal correspondente a este regime.
Tratando-se no Lucro Real ou Presumido, as empresas precisam transmitir declarações como a DCTF e a Escrituração Fiscal Digital.
É fundamental ficar atento aos prazos para não pagar multas, por isso, contar com um profissional contábil fará toda a diferença.

Como declarar o IR de forma segura? A AMORIM CONTÁBIL pode ajudar a sua empresa!

Para declarar o IR 2022 de forma segura, é preciso entender bem do assunto.
É importante contar com a ajuda de profissionais especializados e experientes no assunto, afinal, podem surgir, anualmente, mudanças que são publicadas por meio da Instrução Normativa da Receita Federal.
Acompanhar essas instruções evitará erros no momento de fazer a declaração do IR 2022.
Nós, da Amorim, somos especialistas em serviços fiscais e tributários e podemos ajudar você e a sua empresa. Além disso, temos profissionais altamente treinados e qualificados para atendê-lo de forma eficaz e com excelência.
Para falar conosco, basta clicar no ícone do WhatsApp e enviar a sua solicitação ou dúvida, que iremos atendê-lo com o maior prazer.
Se preparar para fazer a declaração do IR 2022

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Projeções apontam crescimento de 56% no e-commerce até 2024; especialista…
Cresta Posts Box by CP