Linha de crédito do Pronampe pode se tornar permanente!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Linha De Credito Do Pronampe Pode Se Tornar Permanente - Abrir Empresa Simples

Pronampe: Linha de crédito pode se tornar permanente

Senado aprovou projeto de lei que transforma o Pronampe em política pública permanente.

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (10) o projeto de lei que transforma em política pública permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) , que havia sido criado como sistema de crédito emergencial para a pandemia de covid-19. O programa também receberá mais recursos. O PL 4.139/2020 segue para a Câmara dos Deputados.
De acordo com o relatório da senadora Kátia Abreu, o Pronampe passa a ser dividido em duas etapas. A primeira, vinculada diretamente aos efeitos da pandemia, mantém as regras atuais e permanece em vigor enquanto perdurar o decreto legislativo que estabelece o estado de calamidade pública (Decreto Legislativo 6, de 2020).
A segunda se inicia após o encerramento do estado de calamidade e manterá vigentes os incentivos que vêm sendo fornecidos para as micros e pequenas empresas. A partir desse momento, o Pronampe seguirá regras que serão definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e será financiado por dotações orçamentárias, emendas parlamentares e doações privadas.

Crédito

Além disso, a primeira etapa do Pronampe receberá o aporte de todos os recursos destinados a outros programas emergenciais de crédito que não forem utilizados até o dia 31 de dezembro. Isso acontecerá se o estado de calamidade for prorrogado para além de 31 de dezembro, que é o seu prazo atual.
Entre esses programas estão o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese), que financia o pagamento da folha salarial de empresas, e o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac-Maquininhas), que permite a antecipação de receitas de vendas feitas por cartão. Os recursos vão para o Fundo Garantidor de Operações (FGO), administrado pelo Banco do Brasil.
O projeto também cria regras de transparência para as operações de crédito em benefício das micros e pequenas empresas — não apenas as realizadas no âmbito do Pronampe. As instituições financeiras deverão publicar informações trimestrais sobre o volume de crédito destinado a essas empresas e o percentual em relação ao volume de crédito total. O Banco Central consolidará as informações nas suas estatísticas monetárias e de crédito.
O texto original, do senador Confúcio Moura (MDB-RO), tratava apenas do aproveitamento dos recursos do crédito emergencial pelo Pronampe. No relatório, Kátia acrescentou a revogação da validade máxima de seis meses que havia sido dada pela lei que criou o Pronampe (Lei 13.999, de 2020) para que as instituições financeiras formalizem operações de crédito no âmbito do programa.

Microcrédito produtivo

No mesmo relatório, o Senado também aprovou o projeto que flexibiliza as regras do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), que concede pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda (PL 5.183/2020).
O projeto permite que as pequenas instituições operadoras do microcrédito — como as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) e as sociedades de crédito ao microempreendedor — possam direcionar até 20% do valor das operações para empréstimos pessoais em favor dos beneficiários do programa.
Isso vai possibilitar que essas instituições atendam necessidades de recursos para situações como melhoria de habitação, aquisição de veículos, formação profissional, tratamento de saúde e equipamentos especiais para locomoção de deficientes. As regras ainda serão estabelecidas pelo CMN.
O projeto é de autoria do senador Esperidião Amin e não teve modificações.
O relatório de Kátia Abreu estava na pauta da quarta-feira (9), mas foi adiado a pedido da Liderança do Governo, para a revisão de dois dispositivos. Um deles foi retirado: a previsão de que o novo Pronampe seria financiado também por verbas recuperadas da inadimplência dentro do próprio programa. A relatora entendeu que esse ponto poderia comprometer a administração dos recursos extraordinários autorizados para o Pronampe em 2020.
Já o segundo dispositivo contestado pelo governo, o aproveitamento de recursos dos demais programas de crédito emergencial, foi mantido.
Autor da proposta que deu origem ao Pronampe, o senador Jorginho Mello (PL-SC) celebrou a aprovação dos projetos e destacou que, agora, serão importantes as articulações para abastecer o programa a partir do Orçamento anual.
“Esse projeto vai ao encontro daquilo por que sempre lutamos. Todos os senadores já sentiram a importância do Pronampe, e agora nós estamos aperfeiçoando-o e vamos levar recursos de onde for possível, de qualquer tipo de fundo”, afirma.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Pronampe

O Pronampe foi criado pelo Senado e iniciado em abril. O objetivo original era assegurar crédito para capital de giro e investimento para empreendedores individuais e a micros, pequenas e médias empresas durante a pandemia de covid-19. Desde então, foram três fases de aportes financeiros. Segundo Kátia, o volume de microcrédito cresceu 34% em 2020 graças, em grande parte, ao programa.
Já o CPNMPO foi criado em 2005 como uma modalidade de empréstimo destinada a microempreendedores com renda anual de até R$ 200 mil. O seu diferencial é a dispensa de garantias reais para as atividades produtivas de pequeno porte. Os recursos são concedidos com a intermediação de um agente (representante de uma instituição de microcrédito) que avalia o potencial do negócio, a necessidade do valor do financiamento e a capacidade de pagamento do empreendedor, cuja atividade produtiva pode ser formal ou informal.
Fonte: Agência Senado

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Evite Surpresas Fiscais Entenda A Tributação Para Supermercados! - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Tributação para Supermercados: Evite Surpresas e Multas Pesadas

Tributação para Supermercados: Guia Completo para Evitar Surpresas Fiscais Entenda como as normas tributárias impactam seu supermercado e saiba como evitar problemas fiscais, manter a conformidade e impulsionar o seu negócio. Você sabia que a gestão tributária é um dos grandes desafios para supermercados? Operando com uma ampla gama de

Auditoria Contábil No Agronegócio - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Auditoria Contábil no Agronegócio: Proteja Suas Finanças

Por que seu Agronegócio Precisa da Auditoria Contábil? Descubra Já! Descubra como a auditoria contábil pode transformar a gestão financeira do seu agronegócio, garantindo sustentabilidade e crescimento a longo prazo. Você sabia que a falta de controle financeiro é uma das principais razões pelas quais empresas do agronegócio enfrentam dificuldades

Tributação Para O Agronegócio - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Regularize Alvarás para Agronegócio: Guia Prático e Descomplicado

Alvarás para Agronegócio: Guia Prático para Regularizar Seu Empreendimento Sem Complicações Descubra como simplificar o processo de obtenção de alvarás para agronegócio e mantenha seu empreendimento em total conformidade com as regulamentações legais. Os alvarás para agronegócio são fundamentais para que qualquer empreendimento agrícola opere dentro da legalidade.  Para os

Tenha Sucesso No Agronegócio Dicas E Estratégias Essenciais! - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Como Começar no Agronegócio: Dicas e Estratégias Essenciais

Como começar no agronegócio: Dicas práticas para seu empreendimento de sucesso Descubra estratégias essenciais para iniciar seu negócio no agronegócio com segurança, aumentando suas chances de sucesso nesse mercado altamente promissor e competitivo. Iniciar no agronegócio pode parecer desafiador, especialmente para quem ainda não tem experiência no setor.  No entanto,

Maximize Seus Lucros No Agronegócio Com Gestão Eficaz De Impostos - Amorim Contábil | Contabilidade em Goiás

Impostos Agronegócio: Maximize Lucros com Gestão Eficaz

Impostos Agronegócio: Descubra Suas Obrigações e Dicas Essenciais para Reduzir Custos Descubra como otimizar suas finanças no agronegócio com estratégias eficazes para cumprir obrigações fiscais e reduzir custos de impostos. Gerenciar um negócio no agronegócio brasileiro envolve muito mais do que produção e logística.  A carga tributária é um dos

Recomendado só para você
Fique por dentro das novas regras da gasolina automotiva e…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil