Malha fina: descubra como evitá-la!

Malha fina: descubra como evitá-la!

Tutorial de como não cair na malha fina

Cair na malha fina causa muitos problemas ao contribuinte. Por isso, é fundamental saber como evitá-la.

A malha fina é um dos grandes pesadelos dos contribuintes, sejam eles pessoas físicas, sejam eles pessoas jurídicas.
Afinal, ninguém quer enfrentar a fúria do leão da Receita Federal e correr o risco de ser impedido de receber a restituição dos valores a que tem direito, assim como ter o CPF bloqueado, pagar juros e multas etc.
Por isso, para te ajudar nessa situação e para te proteger de todos esses problemas, preparamos um tutorial exclusivo sobre a malha fiscal e sobre como evitá-la.
Acompanhe!

Quais os motivos para cair na malha fina?

A malha fina ou malha fiscal é uma análise profunda e detalhada de declarações que apresentaram divergências no cruzamento de informações da Receita Federal. 
Ou seja, quando você enviou a sua declaração, a Receita Federal analisou as informações declaradas por você e as comparou com as informações e com os dados declarados por terceiros, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde, corretoras, órgãos públicos, entre outros.
Nesse contexto, caso haja divergências de informações nessa comparação, você cairá na malha fiscal.

Mas como saber se eu estou na malha fina?

Para saber se você caiu na malha fina, precisa acessar o portal e-CAC. Após preencher os dados de acesso, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”.
Lá, você poderá verificar se a sua declaração está retida por conta da malha fiscal, assim como o motivo.
Nesse viés, caso os motivos tenham sido algum erro de digitação, a não declaração de algum rendimento ou outra informação obrigatória, e você ainda não tenha recebido o termo de intimação, poderá fazer a correção desses erros, assim como os acréscimos devidos, através da declaração retificadora.
Para saber como resolver as pendências da malha fiscal, você pode acessar o link abaixo:

Você também pode se interessar por:

O que acontece quando a pessoa cai na malha fina?

Caso você caia na malha fina, a sua declaração do Imposto de Renda ficará retida, e você ficará impedido de receber a restituição de imposto a que tem direito.
Além disso, você poderá ter o seu CPF bloqueado e ter que realizar o pagamento de juros e de multas, que podem ser de R$ 165,74 até 75% sobre o valor de imposto devido.
Por fim, caso seja comprovada a fraude, você poderá responder pelo crime de sonegação fiscal, com o pagamento de multas e ou com a detenção, com pena de seis meses a dois anos, podendo ser estendida.

Como evitar cair na malha fina?

Agora que você já sabe os motivos de cair na malha fina e os problemas decorrentes dela, é ideal saber como evitá-la. Sendo assim, as principais dicas para não cair na malha fiscal são:

  • Evitar os erros de digitação;
  • Organizar todas as documentações, os comprovantes e os recibos antecipadamente para que tudo seja declarado corretamente;
  • Revisar todos os dados informados;
  • Contar com o apoio de um profissional contábil.

Para saber mais, acesse o link abaixo:

Conte com a excelência da Amorim Contábil e evite a malha fina!

Nós, da Amorim Contábil, temos expertise em Imposto de Renda e auxiliamos você em todo o processo da declaração do Imposto de Renda, desde a reunião e a organização de documentos que precisam ser declarados à revisão de dados informados e ao envio da declaração em si.
Os nossos profissionais altamente treinados e experientes cuidarão de tudo para que a sua declaração ocorra sem erros e para que você não caia malha fiscal e tenha problemas com Receita Federal.
Quer conhecer melhor os nossos serviços e como eles podem ajudar você e a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!
CLIQUE AQUI E EVITE PROBLEMAS COM A MALHA FINA!

Summary
Malha fina: descubra como evitá-la!
Article Name
Malha fina: descubra como evitá-la!
Description
Tutorial de como não cair na malha fina. Leia nosso artigo e saiba o que fazer para não cair na malha fina e evitar problemas.
Author
Publisher Name
Amorim Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Empresas devem fazer um planejamento prévio para construir a marca…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil