Mudança de regime tributário: quando vale a pena?

Mudança de regime tributário: quando vale a pena?

Descubra agora quando vale a pena fazer a mudança de regime tributário

Se você está pensando em realizar a mudança de regime tributário, não deixe de ler o artigo abaixo!

No Brasil, as empresas, regra geral, podem optar por três regimes de tributação, sendo eles Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Quando uma empresa é formalizada, o empresário é obrigado a escolher um determinado enquadramento tributário. Entretanto, à medida que o tempo passa e a empresa vai se desenvolvendo, é possível realizar a mudança de regime tributário?

Qualquer empresa pode fazer a mudança de regime tributário, desde que não esteja obrigada a um determinado enquadramento, como as empresas que exercem atividades relacionadas ao setor financeiro, que estão obrigadas ao regime Lucro Real.

Mas quando essa mudança vale a pena? Como escolher o regime mais adequado?

Continue a leitura conosco e descubra!

Leia também:

Quando vale a pena fazer a mudança de regime tributário?

  • Quando a empresa está crescendo

É comum as micro e pequenas empresas começarem suas atividades sendo tributadas pelo Simples Nacional, devido ao menor faturamento e a alguns benefícios, como o recolhimento dos tributos de forma unificada, através do pagamento mensal do DAS.

Entretanto, à medida em que a empresa vai crescendo e aumentando o seu faturamento, é comum ultrapassar o limite de R$ 4,8 milhões do Simples ou mesmo encontrar melhores vantagens em outros regimes, sendo necessário migrar para o Lucro Presumido ou Lucro Real.

  • Quando se está pagando impostos elevados em relação ao lucro

Em alguns casos, empresas enquadradas no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, após um planejamento tributário, podem perceber que estão pagando valores elevados em impostos em comparação ao lucro obtido.

Nesses casos, o Lucro Real pode se apresentar como uma opção mais interessante, tendo em vista que as alíquotas dos impostos são calculadas com base no lucro real do negócio.

  • Quando os impostos atrapalham a distribuição de lucros

Para empresas que realizam a distribuição de lucros e dividendos entre os sócios e acionistas, a mudança de regime tributário pode tornar a distribuição mais justa. 

Mesmo esses valores não sendo passíveis de tributação, a depender do regime tributário adotado, a porcentagem dos lucros destinada aos impostos pode ser maior do que o esperado, reduzindo os valores da distribuição de lucros.

  • Quando há chance de aproveitar benefícios fiscais

Outro motivo para mudar de regime tributário é o aproveitamento dos benefícios fiscais.

No Lucro Real, por exemplo, é possível conseguir a redução dos impostos com depreciações, amortizações e juros incluídos na apuração do lucro. 

Além disso, também há a possibilidade de aproveitar créditos tributários do PIS e da Cofins para abater impostos.

O Simples Nacional, por sua vez, permite a redução de alíquotas, em algumas situações, além de outros benefícios, como processo seletivo exclusivo em licitações.

Como escolher o regime tributário mais vantajoso?

Para fazer a escolha certa, é necessário contar com o suporte de especialistas para que seja feito um efetivo planejamento tributário. Assim, serão comparados todos os benefícios oferecidos por cada regime em relação às atividades da empresa, do seu porte e faturamento.

Portanto, se você deseja mudar de regime tributário de forma segura e vantajosa, conte com suporte da Amorim Contábil.

A Amorim Contábil vai ajudar você!

Nós, da Amorim Contábil, somos especialistas em gestão fiscal. Isso significa que vamos ajudar você em todo o processo de mudança de regime tributário, como a elaboração do planejamento tributário, para que sua empresa consiga operar com a carga tributária reduzida e melhor aproveitando os seus benefícios fiscais.

Portanto, entre em contato conosco para que possamos iniciar os nossos serviços o quanto antes.

CLIQUE AQUI PARA MUDAR DE REGIME TRIBUTÁRIO DE FORMA SEGURA E VANTAJOSA!

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Entenda o que deve ser feito ao ultrapassar o limite…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil