Ter um Posto de Gasolina no Lucro Real traz alguma vantagem? Devo mudar meu regime tributário? Saiba mais aqui!
Não se preocupe, você não é o único a apresentar dúvidas em relação ao regime tributário do seu posto de combustíveis. Ter um posto de gasolina no Lucro Real pode, sim, ser uma vantagem para o seu negócio, e você saberá mais sobre isso a seguir, bem como descobrir quando é vantajoso seguir nesse regime ou não.
Vamos conhecer mais sobre o assunto?
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Posto de Gasolina no Lucro Real – será que o meu posto se enquadra nesse regime?
Um dos pontos-chave sobre o Lucro Real é não existir um limite de faturamento. Esse Regime tributário apresenta esse diferencial, e como você deve saber, nem sempre é possível prever o movimento de um posto de gasolina. Dependendo da demanda, o faturamento mensal pode subir ou diminuir de forma considerável, seja por fatores internos ou externos.
Em outros regimes tributários, como o Simples Nacional, por exemplo, você teria um limite anual que não poderia ser ultrapassado, e situações como essa seriam prejudiciais ao seu negócio, certo?
Portanto, aí está a grande vantagem de se enquadrar no Lucro Real. Contudo, existem alguns pontos que demandam muito mais atenção por parte de quem ficará responsável pela contabilidade. Você conhecerá esses detalhes logo mais. Continue a leitura!
Espere aí, eu não entendi muito bem… Eu posso escolher um regime tributário, é isso mesmo?!
Se você está iniciando como um empreendedor, talvez não conheça muito bem os detalhes e termos que estamos citando aqui. Não há porque se preocupar!
O Regime Tributário pode, sim, ser escolhido. Acontece que existem algumas regras que determinam se um negócio pode ou não ser enquadrado em um regime.
Esses fatores incluem:
- Atividade;
- Faturamento anual;
- Porte da empresa;
- Entre outros detalhes.
Há, ainda, empresas que, por conta da sua atividade, estão obrigadas a aderir ao Lucro Real. Isso acontece com:
- Bancos comerciais;
- Bancos de investimentos,
- Bancos de desenvolvimento,
- Caixas econômicas
- Sociedades de crédito, financiamento e investimento
- Sociedades de crédito imobiliário,
- Sociedades corretoras de títulos,
- Valores mobiliários e câmbio,
- Distribuidora de títulos e valores mobiliários,
- Empresas de arrendamento mercantil;
- Cooperativas de crédito,
- Empresas de seguros privados e de capitalização
- Entidades de previdência privada aberta;
O grande porém do Lucro Real
Ter um posto de gasolina no lucro real pode ser bastante vantajoso, mas há de se ter cuidado, visto que esse Regime Tributário traz muita complexidade na sua apuração. O controle contábil deve ser realizado de forma rigorosa, visto que há uma enorme burocracia e um aumento considerável na quantidade de obrigações acessórias.
A apuração pode acontecer de forma trimestral ou, então, anual por estimativa.
Por isso, é preciso ter certeza de que há estrutura para cuidar de tudo isso! Não vale a pena internalizar uma contabilidade no seu posto, certo? Por isso, é preciso contratar uma empresa especializada na contabilidade para posto de combustível. Assim, caso você opte ou seja enquadrado no Lucro Real, contará com toda a assessoria necessária para ter sucesso.
É o melhor? Sim ou não?
Essa é uma pergunta que só poderá ser respondida com uma análise minuciosa sobre o seu caso. Ter um posto de gasolina no lucro real não significa que o seu negócio será idêntico ao que fica duas quadras atrás dele.
Por isso, é importante contar com a assistência de um contador desde o começo!