Entenda o que é necessário para abrir um posto de combustível e de quanto você precisa dispor para que isso seja possível!
Está pensando em iniciar um novo empreendimento e o ramo de combustíveis parece interessante para você?
Abrir um posto de gasolina vem sendo um bom negócio, já que este serviço é uma necessidade na vida de grande parte da população e, sendo assim, muitas pessoas precisam abastecer seus veículos para se locomoverem.
Além disso, este tipo de negócio sofre menos com as crises econômicas, tendo em vista que a necessidade de transporte é básica e não deixa de existir mesmo quando a sociedade passa por momentos de recessão.
Veja, a seguir, mais informações e esclarecimentos sobre esse assunto e conheça os detalhes aos quais deve se atentar na hora de empreender no mercado de combustíveis.
Vamos lá?
Projeto de posto de combustível – a decisão da bandeira
Um dos primeiros passos de um projeto de posto de combustível é a escolha da bandeira.
Assim, uma das opções para abrir um posto de gasolina é adotar a bandeira de uma distribuidora, ou não adotar nenhuma e se tornar um posto de bandeira branca.
Vamos te explicar melhor:
-
Bandeira da distribuidora
Essa é uma boa opção, vez que a distribuidora vai lhe fornecer e custear todos os subsídios necessários para a construção e manutenção do posto de combustível.
Assim, ao adotar uma bandeira você se torna franqueado dessa marca, e deve levar em conta aspectos, como:
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- Quantidade de subsídios que a distribuidora vai disponibilizar no projeto de construção do posto de combustível;
- Duração do contrato;
- Flutuação do preço de combustível fornecido pela distribuidora;
- Qualidade do combustível.
Mas, lembre-se que, ao adotar uma bandeira, você só pode comercializar os produtos da marca que escolher.
-
Bandeira branca
Caso você opte por uma bandeira branca, todo o investimento de construção, manutenção do negócio e logística de abastecimento será por sua conta.
Porém, com a bandeira branca, você pode comercializar produtos de qualquer distribuidora e não tem obrigação de parceria permanente, ou seja, você economiza nos gastos dos produtos, nos custos e tem chances de lucrar mais.
A elaboração do projeto do posto de combustível
Após a escolha da bandeira passamos para a fase de elaboração do projeto, sendo que este envolve:
- Contratação de uma equipe de arquitetos e engenheiros especializados nesse segmento.
- Estrutura.
- Equipamentos.
- Equipe de colaboradores.
- Licenciamento ambiental.
- Atendimento a normas e exigências para a venda dos combustíveis ser legalizada.
- Processo para licenciamento do posto, etc.
Diante de tudo isso, quanto fica o custo de um projeto de posto de combustível?
Antes, vale salientar que, em um processo de abertura, contar com o apoio de uma contabilidade para posto de combustível é essencial para o tratamento das partes tributárias, fiscais, contábeis e o planejamento financeiro; por isso, considere um contador especializado nesse segmento para te ajudar.
Dito isso, vamos à resposta!
De acordo com o Sebrae, o valor de investimento para a implantação total de um posto de combustível é de, aproximadamente, R$ 265.550,00, sendo que neste valor está incluso:
- Implantação ou reforma da instalação do posto;
- Legalização das instalações, registros, licenças e outros.
- Móveis e equipamentos.
- Capital de giro.
Logo, ainda que o capital inicial para abrir um posto de combustível não seja um dos mais baixos, em um período de 16 a 18 meses ocorre o retorno do investimento.
No entanto, esse tempo pode variar conforme a localização, fluxo de consumidores, tipos de serviços que oferecerá, valor do combustível, empreendimentos agregados, tamanho do local, etc.
Mas tudo deve ser planejado!
Então, se você precisar de ajuda para iniciar o seu posto de combustível da maneira correta para que ele alcance solidez e LUCRO, venha conversar conosco!