Abrir 2 empresas para pagar menos impostos — isso vale a pena?

Abrir 2 empresas para pagar menos impostos — isso vale a pena?

Sabendo da dificuldade de lidar com a carga tributária, é comum procurar estratégias para diminuir esses valores pagos ao governo. Se você deseja saber se criar duas empresas é a melhor solução para isso, acompanhe o artigo. 

Abrir 2 empresas para conseguir pagar menos impostos ou tentar compartilhar responsabilidades fiscais entre as duas empresas é uma possibilidade que requer cuidado e planejamento contábil.

Geralmente, esse tipo de procedimento gera muitas dúvidas entre os empreendedores, mas, na prática, existem empresários que possuem mais de duas empresas para ganhar mais dinheiro e, ao mesmo tempo, reduzir a carga tributária de seus negócios através das possibilidades de isenção cabíveis na nossa legislação.

Neste artigo, apresentamos conceitos e dicas para orientar o empreendedor a conhecer melhor esse caminho e manter o seu CNPJ sempre ativo.

Veja mais artigos que podem ser do seu interesse:

Abrir 2 empresas?

Quando realizamos um bom planejamento tributário, podemos como empreendedores pagar menos impostos conforme as possibilidades cobertas pela legislação tributária.

Normalmente, os empresários costumam enquadrar a empresa na faixa do Simples Nacional por se tratar de um regime tributário que apresenta menores alíquotas, mas, quando a empresa está enquadrada em outro regime, é importante verificar com o contador outras possibilidades para reduzir custos e burocracias, pois as possibilidades dependerão do nível de faturamento anual da empresa.

Estratégia para pagar menos impostos

Dentre os melhores conselhos dados pelos contadores, temos a iniciativa de dividir a empresa em duas ou mais partes para reduzir o volume de impostos a serem pagos.

Dessa forma, na prática, o empresário passa a ter duas ou mais empresas, cada uma com número de CNPJ distinto.

Tipo de empresas

A possibilidade de abrir 2 empresas é acessível para empresas que atuam em diferentes tipos de segmentos de mercado. Porém, no caso de uma empresa que atua para vender produtos e serviços, esse tipo de divisão é mais facilitada. 

Mesmo no caso de abertura de um novo negócio que contém a oferta de produtos e serviços, o empreendedor poderá abrir duas empresas desde o início, uma para serviços e outra para produtos.

Nesse caso, a empresa dedicada para o segmento de serviços poderá ser enquadrada no regime de Lucro Real ou Lucro Presumido no caso da empresa escalar vendas de serviços no patamar acima de R$ 50 milhões de reais ao ano. Para o segmento de vendas, a empresa poderá iniciar no Simples Nacional, caso tenha faturamento de até R$ 4.800.000,00 reais por ano.

No geral, o enquadramento no regime tributário funcionará conforme o faturamento anual, podendo o empreendedor abrir duas empresas no Simples Nacional.

Outra estratégia

Uma boa estratégia é transformar setores internos da empresa em empresas diferentes com dois ou mais CNPJ, mesmo atuando com atividades diferentes.

Na prática, o empreendedor economiza nas etapas de produção, mas deverá fazer declaração para cada tipo de empresa.

Tenha o auxílio da Amorim Contabilidade

Neste artigo, apresentamos de forma simplificada a possibilidade de abrir 2 empresas ou mais para pagar menos tributos e organizar melhor as atividades de gestão de diferentes atividades gestoras.

Em todos os casos, é importante consultar o setor jurídico da empresa e contar com uma boa assessoria contábil que oriente melhor todos os procedimentos com segurança.

Por isso, oferecemos o nosso apoio para que sua decisão seja correta e sem riscos. Tenha o nosso apoio, contacte-nos hoje mesmo!

TENHA AGORA APOIO ESPECIALIZADO PARA GESTÃO ADEQUADA DE SUA EMPRESA E TRIBUTAÇÃO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Abrir 2 empresas para pagar menos impostos — isso vale a pena?
Article Name
Abrir 2 empresas para pagar menos impostos — isso vale a pena?
Description
Sabendo da dificuldade de lidar com a carga tributária, é comum procurar estratégias para diminuir esses valores pagos ao governo. Veja mais!
Author
Publisher Name
Amorim Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Planejamento estratégico: o que é, sua importância e como elaborá-lo…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil