Cuidado: transações PIX serão cruzadas pelo fisco!

Cuidado: transações PIX serão cruzadas pelo fisco!

As transações do PIX serão fiscalizadas pela Receita Federal, e esse procedimento será cada vez mais aprofundado com a inclusão de novas tecnologias de rastreamento e o envio de dados por parte das instituições bancárias.

Atualmente, a Secretaria da Receita já faz o acompanhamento das principais movimentações realizadas pelos consumidores do Brasil e das empresas que utilizam o PIX por meio de um novo sistema de análise e fiscalização.

Sabemos que o PIX é um tipo de transferência e meio de pagamento que permite a transferência imediata de recursos financeiros sete dias por semana e 24 horas por dia.

Os procedimentos de fiscalização por meio de cruzamento de dados já foram testados e, nos próximos meses e anos, contarão com a adoção de novos softwares mais avançados.

Leia também:

Transações do PIX sendo fiscalizadas

A Receita Federal e outros órgãos do governo poderão realizar levantamentos mais precisos sobre valores que foram transferidos via PIX, independente se foram declarados ou não.

A grande expectativa é a de substituir o antigo sistema de cruzamento de dados do TED e DOC e inserir mais recursos para cruzar dados de PIX, TED e DOC, além de contar com procedimentos tecnológicos que exigirão das instituições bancárias e financeiras enviar os dados para a Receita.

Dessa forma, todas as informações relativas à movimentação financeira dos contribuintes poderão ser cruzadas visando verificar confirmações de dados ou irregularidades mantendo o sigilo bancário do contribuinte.

Dados financeiros

Na prática, a entrega de dados financeiros por parte dos bancos ajudará a assegurar todas as informações mínimas e necessárias para garantir as atividades de controle das autoridades e da administração tributária de forma efetiva.

Segundo a própria Receita, assim como o TED e o DOC, o PIX é um método de transferência de recursos financeiros, e é fundamental considerar todos os valores movimentados a cada transferência.

De todo modo, todos os valores globais e completos movimentados por meio de PIX ou TED são declarados pelas instituições financeiras como forma de ampliar as possibilidades de cruzamento.

Fiscalização

Considerando as informações declaradas pela Receita Federal e pelo Banco Central, somente pessoas mal intencionadas poderão querer ou tentar reter informações para não declarar os valores a serem informados em declaração de imposto de renda para pessoa jurídica ou física. Mas, na prática, tentar sonegar impostos por meio do PIX será praticamente impossível, a considerar o aperto da fiscalização financeira.

De toda forma, o PIX é um modelo de pagamento bastante vantajoso para manter não somente a velocidade de pagamentos, mas também para manter em dias as administrações tributárias junto com a Receita Federal e Secretarias da Fazenda em nível estadual ou municipal.

Considerações gerais

As transações do PIX devem ser registradas pelas empresas que devem fazer declarações anuais à Receita, bem como para ampliar o controle de fluxo financeiro de contas a pagar ou a receber.

É fundamental considerar o PIX com seriedade e orientação visando evitar transtornos ou inconformidades.

Tenha o apoio da Amorim Contabilidade ao seu lado 

Neste artigo, apresentamos o conceito prática da fiscalização sobre as transações do PIX e como as autoridades se comportaram para manter a fiscalização ativa. 

Diante disso, manter  todas as suas rotinas financeiras e fiscais em dia é imprescindível a fim de manter a sua empresa segura.

A Amorim Contabilidade pode te ajudar a evitar riscos com o Fisco.

Tenha ao seu lado o nosso apoio em Gestão Contábil e Fiscal para otimizar as rotinas da sua empresa e ter sucesso empresarial sem riscos.

Entre em contato conosco hoje mesmo!

CLIQUE AQUI E TENHA APOIO ESPECIALIZADO PARA AS SUAS ROTINAS FISCAIS!

5/5 - (1 vote)
Summary
Cuidado: transações PIX serão cruzadas pelo fisco!
Article Name
Cuidado: transações PIX serão cruzadas pelo fisco!
Description
As transações do PIX serão fiscalizadas pela Receita Federal! Se você quer saber quais os impactos disso, leia o nosso artigo.
Author
Publisher Name
Amorim Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
As empresas podem utilizar diversas estratégias legais para otimizar a…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil