skip to Main Content
Franquia De Postos De Gasolina Ou Postos De Bandeira Branca? Qual O Melhor Investimento?!

Franquia de Postos de Gasolina ou Postos de Bandeira Branca? Qual o melhor investimento?!

Franquia de Postos de Gasolina ou Postos de Bandeira Branca? Conheça as vantagens e desvantagens para você investir certo no segmento de combustíveis!

Comprar um posto de gasolina pode ser um negócio muito rentável. Mas, como qualquer outro tipo de investimento, empreender com um posto de combustíveis tem seus prós e seus contras. Franquia de Postos de Gasolina, é sobre essas questões que iremos falar neste artigo.

Como em qualquer tipo de negócio – e no segmento de postos de combustíveis não é diferente – quando os fatores são favoráveis, investidores e donos de negócios sempre estão dispostos a investir cada vez mais, para que assim, possam aumentar a rentabilidade e o lucro de seus empreendimentos. E quem investe certo, tem a tendência de crescer forte e muito mais rápido, não é mesmo?!

Como empresários experientes, os proprietários dos postos de combustíveis mais bem sucedidos, sempre estão dispostos a ampliar seus investimentos e aumentar seus ganhos construindo novos negócios ou comprando negócios já estabelecidos.  Isto é um fato notório na rotina desses brilhantes homens de negócios.

Entretanto, todos costumam avaliar muito bem a seguinte questão:

“É mais vantajoso investir em uma franquia (posto com bandeira) ou começar um negócios do zero, investindo em um posto de bandeira branca e criar sua própria reputação?”

Você já deve ter notado em suas andanças pelo Brasil que existem os chamados “postos embandeirados”, isto é, estabelecimentos que, por força contratual, só podem adquirir combustíveis de umas única distribuidora, que normalmente detém a bandeira do posto – as chamadas FRANQUEADORAS, e também os chamados “postos de bandeira branca” que não possuem vinculo de exclusividade com nenhuma distribuidora e podem comercializar o combustível da distribuidora que lhe oferecer a melhor vantagem na compra desses produtos.

Mas afinal, é melhor investir numa franquia de postos de gasolina ou construir um posto de bandeira branca?

Não ter exclusividade a uma marca de franquia ou bandeira de distribuidora de combustíveis, oferece algumas vantagens e também, algumas desvantagens ao dono de um posto que está querendo investir certo seu dinheiro. Então, vamos destrinchar um pouco sobre este assunto, para que assim, você consiga definir qual o melhor modelo de negócio para você investir no modelo mais lucrativo. Vamos lá?

Quais as vantagens e desvantagens de investir em uma franquia de postos de gasolina?

Investir em uma franquia de postos de gasolina = Investir em segurança.

Mas, isso é bom ou ruim?

Vantagens

  • Não há necessidade de aumentar a reputação da marca.

A Shell, a Ipiranga e a Petrobrás, por exemplo, além de outras grandes empresas de petróleo já fizeram isso. Tudo o que você precisa fazer é manter seu posto no padrão de atendimento da empresa franqueadora.

  • A franquia oferece seguro e proteção contra problemas ambientais.

Se houver problemas no seu estabelecimento, o franqueador, e não você, é responsável pela correção e limpeza. Se a legislação vigente exigir atualizações de equipamentos ou um tanque começar a vazar, a franqueadora é a responsável por cobrir todas as despesas com a adequação do estabelecimento. 

  • A maioria das empresas de petróleo oferece oportunidades contínuas de educação e suporte para que seu posto seja lucrativo.

Afinal, eles têm interesse em seu sucesso.

Desvantagens

  • Se você decidir um dia VENDER sua franquia, você precisará ter seu comprador aprovado pelo franqueador.
  • Você é obrigado a comprar seus combustíveis apenas do franqueador.

Isso significa que eles definem o preço e você terá que pagá-lo. Você irá operacionalizar seu estabelecimento com o nome do franqueador, usará suas promoções e seguirá suas regras. Alguns empresários acham isso restritivo. E você, o que acha disso?

Postos de bandeira branca, vale a pena investir?

Os postos de Bandeira Branca, são postos Independentes =  LIBERDADE!

Vantagens:

  • Você define as regras

Desde os produtos ou serviços que você irá oferecer, até as horas de funcionamento do seu estabelecimento comercial, o poder de decisão está em suas mãos. E, embora uma franquia de posto de gasolina possa lhe fornecer soluções prontas para o funcionamento do seu negócio, ao optar por ser um proprietário independente de posto de gasolina, você terá a flexibilidade de fazer o que considerar adequado para você, seus sócios e seus consumidores.

  • Liberdade de negociação

Donos de postos de bandeira branca têm liberdade total para adquirir seus produtos de forma competitiva a partir dos distribuidores disponíveis. Isso possibilita que os mesmos tenham margem para negociar os preços de seus combustíveis, aumentando assim, suas margens de lucros. Além de, também, terem a liberdade de celebrar contratos de longo prazo com alguns desses fornecedores, de modo a aproveitar o benefício de preços mais competitivos ainda.

  • Você pode receber investimentos

Se você for um proprietário de um posto de bandeira branca, você poderá modelar bem o seu negócio e conseguir investidores para potencializar financeiramente a sua empresa, de modo a fazer com que a mesma decole –  muito mais rápido – rumo a uma jornada empreendedora de sucesso e sem depender de aprovação de um franqueador para que isso aconteça.

  • Se você quiser vender o seu posto, você pode vendê-lo para quem quiser, sem que a franqueadora se envolva.

Desvantagens

  • A responsabilidade por tudo que acontecer será toda sua

Como já dissemos acima, você é totalmente responsável pelo negócio, desde o branding, marketing, publicidade, até o cumprimento dos padrões ambientais e toda legislação vigente. E isto pode ser uma responsabilidade muito cara em caso de não conformidades.

Conclusão

Independentemente da sua escolha, isto é, investir em uma franquia de posto de gasolina já reconhecida ou construir o seu posto de bandeira branca do zero, não deixe de avaliar todos os prós e contras do negócio, além de contar com ajuda especializada para que você tenha total segurança de que está investindo seu dinheiro da forma mais assertiva possível.

Sendo assim, nosso conselho pra você é:

“Converse com outros proprietários de postos de gasolina sobre suas experiências, tanto com franqueados, quanto com donos de postos de bandeira branca, e tire suas próprias conclusões, baseada em fatos, sobre qual o melhor investimento para você.”

“Ah, e conte também com o apoio de uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para postos de combustíveis. Estes profissionais podem, com toda certeza, te dar todo o apoio necessário, inclusive baseados em toda legislação vigente, para que você faça o melhor investimento de sua vida.”

Se você gostou deste artigo, inscreva-se em nossa newsletter e receba, no conforto de seu e-mail, todos os nossos artigos, vídeos e materiais ricos sobre gestão de postos de combustíveis. Você pode também entrar em contato conosco através do telefone  (64) 3471-1884, falar com um de nossos especialistas e ter, ao seu lado parceiros de negócios que podem mudar sua história como empreendedor de sucesso.

Vamos bater um papo sobre os melhores investimentos para se empreender com postos de gasolina?

Nós da Amorim estamos esperando por você com um café delicioso!

Siga-nos no Facebook: @amorimcontabil

Até breve…

#amorimcontábil #contabilidadegoiás #contabilidadeparapostosdecombustível

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Amorim Contábil? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar!

Siga-nos no Facebook: @amorimcontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top