Gestão de fornecedores – Tudo o que você precisa saber para estabelecer ótimas relações!

Gestão de fornecedores – Tudo o que você precisa saber para estabelecer ótimas relações!

Os fornecedores são parte essencial de uma empresa. Portanto, desenvolver com eles um relacionamento duradouro e próspero é essencial ao sucesso organizacional.
A gestão de fornecedores eficientes garante preços mais competitivos, facilidade de pagamento, continuidade do fornecimento, prazos de entrega reduzidos e muito mais. 
No entanto, todo fornecedor é diferente e desenvolver um relacionamento forte pode ser complicado, além de demorado. Neste artigo explicamos como sua empresa pode criar excelentes relacionamentos através da gestão de fornecedores e como mantê-los a longo prazo.
Uma adequada gestão de fornecedores precisa fazer parte do seu plano estratégico, uma vez que quase todas as empresas, sejam elas orientadas a produtos ou serviços, dependem de fornecedores para funcionar. É aqui que muitos empresários acabam errando: eles acham que, por serem eles a fazer o pedido de compra, estão na posição dominante e podem explorar isso como bem entender.  Nem precisamos mencionar o quanto isso é um grande erro.
Para alcançar o sucesso você precisa de fornecedores bons e confiáveis. Quando você os encontrar, trate-os como tal. Trabalhe duro na construção de um bom relacionamento na gestão de fornecedores e na construção de um bom relacionamento com seus clientes.
89675741 141440390509428 5483302008553209856 N - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás
Dentre os requisitos que te ajudarão a identificar um bom fornecedor estão: 

  • Qualidade;
  • Custo-benefício;
  • Pontualidade;
  • Pagamento facilitado;
  • Disponibilidade de estoque;
  • Comunicação eficiente, entre outros.

Como elevar o nível de relacionamento com seus fornecedores? 

A competitividade do seu negócio está diretamente relacionada a como é a gestão de fornecedores da empresa. Fornecedores caros, de baixa qualidade e/ou que atrasam constantemente as entregas, prejudicam severamente o relacionamento com os seus clientes. Por outro lado, bons fornecedores garantem melhor preço, entrega rápida e qualidade elevada, beneficiando sua imagem perante o mercado. 

Comunique-se claramente

Desde o primeiro contato com o fornecedor, seja claro sobre tudo o que você espera (e não espera) dessa relação. Seja transparente quanto aos seus prazos, demanda, padrão de qualidade e tudo mais que julgar necessário para uma gestão de fornecedores eficiente. 
A comunicação é a chave para um relacionamento próspero e duradouro. Não deixe que o fornecedor adivinhe o que você espera, deixe tudo claro e se surpreenda com o nascimento de uma longa parceria. 

Negocie prazos e preços

Um dos princípios da gestão de fornecedores é a negociação. Ambas as partes possuem prazos a cumprir, portanto, para uma parceria vantajosa, o interesse de uma parte não deve sobressair a outra. Isso não significa que sua empresa deve fazer um mal negócio para desenvolver parcerias. Lembre-se: a melhor negociação é sempre aquela onde ambos saem ganhando e os relacionamentos seguem preservados. 

Entenda o outro lado

Toda organização possui suas particularidades e forma de atuar, portanto, tentar impor a cultura da sua empresa aos fornecedores é um grande erro. Entenda o modo de trabalhar de seus fornecedores e mostre-se compreensivo às diferenças. Esta é uma excelente oportunidade para que cada um aprenda com o outro e extraia para si aquilo que julgue mais interessante. 

Seja leal

Os fornecedores são essenciais para o sucesso da sua operação e a saúde dos negócios. Portanto, seja leal a eles e preze por uma boa gestão de fornecedores. Veja-os não como um obstáculo, mas como parceiros indispensáveis e valiosos à empresa. Acredite, relações recíprocas e duradouras valem mais do que uma suposta vantagem imediata.
Gostou do artigo e quer saber mais? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!

5/5 - (1 vote)
Summary
Gestão de fornecedores - O que preciso saber para ter ótimas relações?
Article Name
Gestão de fornecedores - O que preciso saber para ter ótimas relações?
Description
Os fornecedores são parte essencial de uma empresa. Portanto, desenvolver com eles um relacionamento duradouro e próspero é essencial ao sucesso organizacional. A gestão de fornecedores eficientes garante preços mais competitivos, facilidade de pagamento, continuidade do fornecimento, prazos de entrega reduzidos e muito mais.
Author
Publisher Name
Amorim
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
'Passou do tempo em que postos de combustíveis eram apenas…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil