skip to Main Content
Gestão De Fornecedores – Tudo O Que Você Precisa Saber Para Estabelecer ótimas Relações!

Gestão de fornecedores – Tudo o que você precisa saber para estabelecer ótimas relações!

Os fornecedores são parte essencial de uma empresa. Portanto, desenvolver com eles um relacionamento duradouro e próspero é essencial ao sucesso organizacional.

A gestão de fornecedores eficientes garante preços mais competitivos, facilidade de pagamento, continuidade do fornecimento, prazos de entrega reduzidos e muito mais. 

No entanto, todo fornecedor é diferente e desenvolver um relacionamento forte pode ser complicado, além de demorado. Neste artigo explicamos como sua empresa pode criar excelentes relacionamentos através da gestão de fornecedores e como mantê-los a longo prazo.

Uma adequada gestão de fornecedores precisa fazer parte do seu plano estratégico, uma vez que quase todas as empresas, sejam elas orientadas a produtos ou serviços, dependem de fornecedores para funcionar. É aqui que muitos empresários acabam errando: eles acham que, por serem eles a fazer o pedido de compra, estão na posição dominante e podem explorar isso como bem entender.  Nem precisamos mencionar o quanto isso é um grande erro.

Para alcançar o sucesso você precisa de fornecedores bons e confiáveis. Quando você os encontrar, trate-os como tal. Trabalhe duro na construção de um bom relacionamento na gestão de fornecedores e na construção de um bom relacionamento com seus clientes.

Confira Nossos Servicos Gif - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

Dentre os requisitos que te ajudarão a identificar um bom fornecedor estão: 

  • Qualidade;
  • Custo-benefício;
  • Pontualidade;
  • Pagamento facilitado;
  • Disponibilidade de estoque;
  • Comunicação eficiente, entre outros.

Como elevar o nível de relacionamento com seus fornecedores? 

A competitividade do seu negócio está diretamente relacionada a como é a gestão de fornecedores da empresa. Fornecedores caros, de baixa qualidade e/ou que atrasam constantemente as entregas, prejudicam severamente o relacionamento com os seus clientes. Por outro lado, bons fornecedores garantem melhor preço, entrega rápida e qualidade elevada, beneficiando sua imagem perante o mercado. 

Comunique-se claramente

Desde o primeiro contato com o fornecedor, seja claro sobre tudo o que você espera (e não espera) dessa relação. Seja transparente quanto aos seus prazos, demanda, padrão de qualidade e tudo mais que julgar necessário para uma gestão de fornecedores eficiente. 

A comunicação é a chave para um relacionamento próspero e duradouro. Não deixe que o fornecedor adivinhe o que você espera, deixe tudo claro e se surpreenda com o nascimento de uma longa parceria. 

Negocie prazos e preços

Um dos princípios da gestão de fornecedores é a negociação. Ambas as partes possuem prazos a cumprir, portanto, para uma parceria vantajosa, o interesse de uma parte não deve sobressair a outra. Isso não significa que sua empresa deve fazer um mal negócio para desenvolver parcerias. Lembre-se: a melhor negociação é sempre aquela onde ambos saem ganhando e os relacionamentos seguem preservados. 

Entenda o outro lado

Toda organização possui suas particularidades e forma de atuar, portanto, tentar impor a cultura da sua empresa aos fornecedores é um grande erro. Entenda o modo de trabalhar de seus fornecedores e mostre-se compreensivo às diferenças. Esta é uma excelente oportunidade para que cada um aprenda com o outro e extraia para si aquilo que julgue mais interessante. 

Seja leal

Os fornecedores são essenciais para o sucesso da sua operação e a saúde dos negócios. Portanto, seja leal a eles e preze por uma boa gestão de fornecedores. Veja-os não como um obstáculo, mas como parceiros indispensáveis e valiosos à empresa. Acredite, relações recíprocas e duradouras valem mais do que uma suposta vantagem imediata.

Gostou do artigo e quer saber mais? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Amorim Contábil? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar!

Siga-nos no Facebook: @amorimcontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Gestão de fornecedores - O que preciso saber para ter ótimas relações?
Article Name
Gestão de fornecedores - O que preciso saber para ter ótimas relações?
Description
Os fornecedores são parte essencial de uma empresa. Portanto, desenvolver com eles um relacionamento duradouro e próspero é essencial ao sucesso organizacional. A gestão de fornecedores eficientes garante preços mais competitivos, facilidade de pagamento, continuidade do fornecimento, prazos de entrega reduzidos e muito mais.
Author
Publisher Name
Amorim
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top