Redução de despesas nunca é um assunto agradável, independente da sua área de atuação. Mas a verdade é que se as despesas não forem controladas, dificilmente você vai conseguir lucrar com o seu posto de combustível.
Muitas vezes, a redução acaba resultando em uma perda de privilégios e bem-estar no ambiente de trabalho. Mas é possível reduzir despesas sem impactar tanto no convívio ou em confortos que você e sua equipe usufruam.
Por isso, montamos esse guia com algumas dicas sobre como diminuir gastos e, consequentemente, aumentar os lucros do seu posto de gasolina.
Que tal ficar só por mais alguns minutos e aceitar nosso convite para ler e testar alguns dos macetes que vamos mostrar nos próximos parágrafos?
Confira!
1. Mapeie seus custos e despesas
Não adianta cortar o café só porque acha que está gastando muito com ele. Antes de reduzir qualquer despesa, o ideal é mapear todos os custos que tem em seu posto.
Dessa maneira, poderá identificar com mais clareza quais custos ou despesas fixas estão consumindo o rendimento da sua loja.
2. Estimule o consumo consciente – e dê o exemplo!
Consumo consciente é uma palavra que está em evidência hoje. Não é à toa, com ameaças climáticas como o aquecimento global.
Por que não implementa esse tipo de consumo em seu posto de gasolina? Informe aos seus colaboradores as economias que precisam ser feitas e os estimule a participar junto com você.
Não vale pedir para todo mundo ser econômico se você continua a esbanjar.
A Amorim Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
3. Estude a possibilidade de investir em um sistema de gestão financeira
Quem disse que fazer redução de despesas significa apenas fazer cortes? Nem sempre. Mesmo gastando dinheiro, alguns investimentos podem te dar um retorno em economia futura.
Se está até hoje dependendo de um caderno ou de uma planilha Excel, considere investir em um software de gestão financeira. Ao integrá-lo com o sistema de recebimento, você será atualizado imediatamente de novas transações, sabendo sempre quanto tem em caixa.
Além disso, ao registrar suas despesas e receitas, o software pode gerar relatórios imediatos, te ajudando a identificar onde precisa reduzir despesas.
4. Busque descontos com fornecedores
Se você apenas compra das empresas sem questionar o preço, sempre vai pagar mais caro. Por isso, sempre procure maneiras de pedir descontos aos seus fornecedores.
Além disso, você também pode negociar melhores prazos para pagamento ou algum tipo de fidelização, caso o fornecedor aceite abaixar os preços.
5. Aprenda a fazer planejamento de estoque
Uma das razões pelas quais suas despesas podem estar muito altas é que você pode estar comprando muitos produtos em caráter de emergência. Sempre que faz isso, o preço acaba subindo e você joga dinheiro fora.
Para evitar estas compras emergenciais e desperdício de dinheiro, é interessante aprender a fazer o planejamento de estoque. Isso também pode ser feito investindo em tecnologia, registrando entradas e saídas, além de receber alertas quando um produto chega ao estoque de segurança.
Planeje seu estoque de maneira a otimizar suas compras e evitar ter de comprar produtos em caráter de urgência: esse é um passo importante para uma redução de despesas eficiente.
6. Redução de despesas – contrate um especialista!
Sabemos que a rotina de um posto é dinâmica e, muitas vezes, é impossível dar conta de fazer uma gestão financeira adequada para o seu negócio.
Precisa de ajuda para controlar as finanças do seu posto? Então nos envie uma mensagem e entre em contato com um de nossos especialistas!
Quero controlar as finanças do meu posto!