Tudo o que você precisa saber sobre o risco cambial

Tudo o que você precisa saber sobre o risco cambial

Esclareça suas dúvidas sobre o risco cambial

O risco é uma parte inevitável dos mercados financeiros. Por isso, é fundamental conhecer os principais riscos envolvidos nesse mercado, como o risco cambial, para poder proteger sua empresa

O mercado de câmbio é uma das principais áreas do mercado financeiro. Entretanto, ele apresenta muitos riscos para os empresários em suas transações financeiras e conversões de diferentes moedas nas operações internacionais, principalmente se considerarmos as oscilações que as moedas apresentam ao longo do tempo.

Por isso, entender o conceito do risco cambial, a forma como ele afeta o mercado financeiro e as medidas que você deve tomar para ter uma efetiva gestão de riscos é fundamental se quer proteger sua empresa.

Sendo assim, continue conosco para saber tudo o que você precisa sobre esse importante risco.  

O que é o risco cambial?

O risco cambial se refere ao risco que uma empresa tem de sofrer perdas financeiras devido à variação de câmbio.

Em contratos de compra e venda ou de prestação de serviços que envolvem moedas estrangeiras, por exemplo, muitas vezes, o pagamento só ocorre após um determinado período, mesmo depois das devidas assinaturas.

Entretanto, este período está sujeito à variação do câmbio, o que pode gerar prejuízos para a empresa, caso a moeda passe por desvalorizações.

Por isso, é fundamental que sua empresa esteja devidamente protegida dos riscos cambiais.

Vale ressaltar que o risco cambial no Brasil é bastante elevado, considerando o seu o câmbio extremamente volátil, que pode ser exemplificado com a constante oscilação do dólar americano, por exemplo.

Sendo assim, empresas que investem, exportam ou importam, ou seja, empresas que realizam operações em moedas estrangeiras, podem sofrer os impactos da oscilação do câmbio.

Para um melhor entendimento, veja, a seguir, um pouco mais sobre esse risco na importação e na exportação.

Veja também:

Risco cambial na exportação e na importação 

As negociações na exportação costumam ser realizadas em dólar. Desse modo, com o preço fixado na famosa moeda americana, a sua empresa pode sofrer prejuízos financeiros em caso de queda do valor da moeda.

Entretanto, vale ressaltar que, caso ocorra um aumento no valor da moeda, sua empresa também poderá ser beneficiada, recebendo um valor maior em sua transação financeira.

As empresas que trabalham com importação também podem ser impactadas com a oscilação do câmbio. Entretanto, diferentemente do que acontece na exportação, em casos de queda da moeda, a sua empresa pode se beneficiar, tendo em vista que gastará menos em reais.

Já com a alta do dólar, poderá haver a redução da margem de lucro ou prejuízos financeiros.

Diante desse cenário, é de extrema importância que as empresas que realizam transações internacionais acompanhem o mercado, entendam os riscos referentes ao câmbio e tomem as medidas necessárias para a devida proteção.

Saiba quais medidas são essas a seguir!

Como reduzir o risco cambial em sua empresa?

É importante que você saiba que a sua empresa possui uma série de mecanismos à disposição que, quando utilizados de forma efetiva, podem reduzir o risco cambial.

Como exemplo, podemos citar o uso de:

  • Contratos de dólar futuro;
  • Contratos de swap;
  • Operações com derivativos.

Conte com o suporte da Amorim Contábil!

Por último, mas não menos importante, é fundamental contar com o suporte de especialistas contábeis para proteger as finanças de sua empresa.

Diante disso, não hesite em contar conosco, Amorim Contábil!

Afinal, com a nossa experiência, tecnologia e os nossos serviços de Gestão Contábil, Fiscal e Paralegal, temos aquilo de que você precisa para manter sua empresa segura, organizada e lucrativa.

Então, não perca mais tempo e nos envie uma mensagem o quanto antes!

CONTE COM A AMORIM PARA MANTER SUA EMPRESA SEGURA E LUCRATIVA!

Summary
Tudo o que você precisa saber sobre o risco cambial
Article Name
Tudo o que você precisa saber sobre o risco cambial
Description
O risco é uma parte inevitável dos mercados financeiros. Por isso, é fundamental conhecer os principais riscos envolvidos nesse mercado
Author
Publisher Name
Amorim Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Cartão CNPJ: o que é? Qual sua utilidade? Descubra! Toda…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente

Amorim contábil