skip to Main Content
Lucratividade De Postos De Combustíveis: Será Que Você Lucra O Que Gostaria?

Lucratividade de Postos de Combustíveis: será que você lucra o que gostaria?

A lucratividade de Postos de Combustíveis é um assunto muito importante, porém, ainda há muitos empresários desse segmento que não lucram tanto quanto gostariam… Será que é o seu caso?

A lucratividade de Postos de Combustíveis é um assunto que está sempre em pauta para empreendedores do segmento e também para quem já tem um posto em pleno funcionamento (ou mais de um).

Bom, falar da lucratividade desses negócios nos leva alguns fatores essenciais do que envolve a contabilidade e a administração desse tipo de empreendimento. Por isso, prepare-se: hoje abordaremos todos os aspectos que determinam a lucratividade de um posto e o que você pode fazer para aumentar os seus lucros, tudo de forma rápida e objetiva, mas também muito didática!

Está pronto? Vamos lá!

O que interfere na lucratividade de postos de combustíveis?

  • Você sente que não lucra tanto quanto gostaria com o seu posto de combustíveis?
  • Pensa que a concorrência pode estar se saindo melhor que você, e talvez, até “roubando” seus clientes?
  • Parece que o seu trabalho não faz com o que o negócio evolua mais rapidamente?

Está tudo bem, esses sentimentos também estão presentes nas vidas de outros donos de postos de combustíveis, e para eles, isso é tão prejudicial quanto para você.

Agora, o grande segredo para driblar os problemas não está apenas em saber que eles existem e que não estão presentes apenas na SUA rotina de trabalho. É preciso que você faça diferente, arregace as mangas e tome atitudes realmente eficazes. É exatamente isso que causará mudanças na sua lucratividade!

Veja, abaixo, alguns fatores que podem afetar a sua lucratividade, tanto para mais quanto para menos:

  • Administração de recursos;
  • Rotatividade de funcionários;
  • Demonstrativo de Resultados;
  • Controle de Fluxo de Caixa;
  • Gestão de Fornecedores;
  • Gestão de Estoque;
  • Planejamento Tributário.

Uau! Quanta coisa, não é mesmo? E isso é só o começo. Agora, vamos falar de cada um desses pontos, e se você se identificar com qualquer uma das situações, entre em contato conosco imediatamente! Juntos, podemos resolver…

Administração de Recursos, Controle de Estoque e Rotatividade de Funcionários

A lucratividade de postos de combustíveis está diretamente associada a forma como o gestor administra os recursos do negócio – tanto na questão dos produtos quanto na questão dos colaboradores que, bem, são seus recursos humanos.

É preciso que você entenda que menos é mais. Não gaste com recursos de forma excessiva, a menos que seja absolutamente necessário.

Uma boa forma de controlar isso é através de um bom controle de estoque, que te ajudará a organizar a entrada e saída dos produtos do seu posto de combustíveis.

Outro ponto importante sobre esse assunto, ainda dentro do que tange ao estoque, é orientar seus colaboradores a utilizarem os produtos necessários com o máximo de cuidado e a armazenarem os itens à venda de forma precisa, para que não aconteçam problemas, não faltem produtos e nem haja desperdício.

Como isso se relaciona com a rotatividade de funcionários, afinal?

Quando você integra os colaboradores do seu negócio em processos mais complexos, como esse, por exemplo, garante que eles continuem se desenvolvendo e aprendendo. É claro que é preciso pensar em quem possui aptidão e tempo para aprender sobre esses assuntos, mas essa parte é com você. Garanta que seus funcionários se mantenham satisfeitos, felizes e produtivos, e você diminuirá a rotatividade.

A rotatividade funcionários é algo que custa caro à empresa, e pode impactar sua lucratividade de forma pesada!

Controle de Fluxo de Caixa, Demonstrativos de Resultado e Gestão de Fornecedores

Esses 3 itens são muito importantes para garantir a lucratividade de postos de combustíveis, pois estamos falando de processos que garantem a previsibilidade financeira e a segurança do negócio. Por isso, você não pode dispensá-los.

O controle de fluxo de caixa monitora cada movimentação financeira da sua empresa, então você saberá quanto entra e sai no seu caixa, de onde vem o dinheiro e para onde ele vai, que, por sua vez, ajudará a organizar a gestão de fornecedores.

O processo da gestão de fornecedores trata de entender quais são os fornecedores que oferecem a melhor relação custo x benefício, negociar preços mais benéficos ao seu negócio e, em caso de necessidade, encontrar opções melhores no mercado.

Esse processo pode ser impulsionado pelos Demonstrativos de Resultado, que te mostram exatamente o que te dá prejuízo e o que gera lucro, permitindo que você descontinue trabalhos que não te levam a lugar algum e foque seus esforços no que realmente dá dinheiro.

Planejamento Tributário

Chegamos ao último item da nossa lista! Aqui é o momento de investigar o quanto você paga e já pagou de tributos, entender o seu regime tributário e, de repente, adequar sua empresa dentro de um novo regime, caso seja possível e necessário.

Talvez, você esteja pagando impostos a maior e nem saiba disso! Cuidar dos impostos é um dos pontos mais importantes para garantir a lucratividade de postos de combustíveis, porque apesar de alguns deles já estarem embutidos nos combustíveis, é preciso lidar com todo o mix de produtos do seu negócio e entender se não há algo que falta pagar ou, talvez, que está sendo pago a maior.

Esse controle poderá gerar maior previsibilidade ao seu posto e ajudar a controlar melhor as finanças, aumentando a lucratividade.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Amorim Contábil? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar!

Siga-nos no Facebook: @amorimcontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá :)
Como podemos te ajudar ?
Clique mais uma vez para falar direto com um especialista pelo Whatsapp!
Powered by
Back To Top