skip to Main Content
Escrituração Fiscal Posto De Combustível – Por Que Você Deve Se Atentar A Isso?

Escrituração fiscal posto de combustível – por que você deve se atentar a isso?

Um posto de combustível possui uma série de obrigações fiscais nas quais você deve ficar sempre atento(a); afinal, negligenciar essas exigências pode trazer surpresas extremamente desagradáveis, como multas pesadas ou mesmo a interdição do seu negócio.

Mas, ainda que possa ser uma tarefa trabalhosa lidar com a escrituração fiscal de posto de combustível é essencial que seja realizada para você garantir a conformidade fiscal do seu estabelecimento.

E hoje, nossa contabilidade especializada em postos de combustíveis, quer chamar sua atenção para esse assunto de tão grande importância.

Falaremos sobre a escrituração fiscal de posto de combustível e por que você deve se atentar a isso

Vamos conferir?

Escrituração fiscal posto de combustível – o que é

A escrituração fiscal é o processo de registrar de modo formal as informações e documentos fiscais gerados pelo seu posto de combustível. Todos esses dados devem ser devidamente apurados e organizados para serem enviados à Fazenda Pública.

Lembrando que todo esse processo que envolve a escrituração fiscal de posto de combustível exige conhecimento e atendimento da legislação fiscal e tributária, para garantir o correto cumprimento das normas vigentes e transparência nas informações prestadas ao Fisco.

Confira Nossas Especialidades Gif - Amorim Contabil | Contabilidade em Goiás

E você sabe quais são as obrigações fiscais para postos de gasolina?

Vamos destacar as seguintes:

  • PIS e COFINS – mesmo que os fabricantes sejam os responsáveis por tais tributos, acontece que, para lubrificante e demais produtos relacionados, quem paga é o dono do posto, a não ser que o regime tributário seja lucro presumido ou lucro real, aí os impostos ficam a cargo do fabricante.
  • NFC-e – são as Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas.
  • O LMC – é o Livro de Movimentação de Combustíveis que ficam registradas toda a movimentação diária.
  • LALUR – é um livro eletrônico onde é apurado o Lucro Real, especificamente para postos enquadrados nesse regime de tributação.
  • SPED Contábil – documento que entrega as informações fiscais do seu posto de combustível.
  • SPED Fiscal – um arquivo digital que contém os dados apurados sobre diversos impostos, incluindo o IPI e ICMS; não é facultativo e sim obrigatório.
  • Os impostos trabalhistas – o que inclui a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Logo, se você não se atentar a essas obrigações fiscais do seu posto de combustível, consequências severas podem ocorrer ao seu estabelecimento.

E qual a vantagem de tudo isso para o meu posto de combustível?

Imagine você poder acompanhar todos os dados fiscais do seu negócio… isso te permite ter uma visão mais abrangente de como anda a gestão do seu posto de combustível e ainda contribui para melhores tomadas de decisão.

Sem dúvida alguma, essa é uma das maiores vantagens da escrituração fiscal de posto de combustível!

Como posso cumprir de forma legal e correta com todas essas obrigações?

Como você percebe são muitas as obrigações e, devido à complexidade, a apuração e cumprimento de todas essas pode se tornar, de fato, uma tarefa complicada quando não se tem um serviço de orientação.

Nossa contabilidade especializada para postos de combustíveis possui experiência todo o conhecimento das peculiaridades que envolvem esse mercado, o que te proporciona tranquilidade quanto ao cumprimento das obrigações fiscais do seu posto de combustível e, assim, evitar consequências graves (algumas irreversíveis) decorrentes de sua não observância.

Então, se você deseja realmente andar em dias com as obrigações fiscais do seu posto de combustível e garantir que ele esteja em total conformidade com o Fisco, entre em contato com nossa contabilidade.

Será uma satisfação te ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Amorim Contábil? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar!

Siga-nos no Facebook: @amorimcontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Escrituração fiscal posto de combustível – por que você deve se atentar a isso?
Article Name
Escrituração fiscal posto de combustível – por que você deve se atentar a isso?
Description
Um posto de combustível possui uma série de obrigações fiscais nas quais você deve ficar sempre atento(a); afinal, negligenciar essas exigências pode trazer surpresas extremamente desagradáveis, como multas pesadas ou mesmo a interdição do seu negócio.
Author
Publisher Name
Amorim
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top